Jornal de Angola

Professore­s aprovados nos testes podem ser conhecidos amanhã

Ministra afirmou que a regularida­de vai minimizar a carência de professore­s no país, sobretudo nas zonas mais recônditas

- Lourenço Bule | Menongue

O secretário de Estado para o Ensino Préescolar e Geral, Joaquim Cabral, assegurou, em Luanda, que os resultados do concurso público para a admissão de novos professore­s ficam disponívei­s para publicação até 48 horas depois da realização dos testes, que começaram ontem em todo o território nacional. Joaquim Cabral afirmou que foram criadas as condições técnicas nos centros de tratamento e processame­nto de dados para a divulgação do concurso público da Educação/2018. Devido à crise financeira, o Ministério da Educação não realizava concursos regulares para admissão de professore­s desde 2014.

O Ministério da Educação vai efectuar regularmen­te concursos públicos para o ingresso de novos professore­s, com o intuito de minimizar a carência de docentes em todo o país, com realce para as zonas mais recônditas e de difícil acesso, afirmou ontem, em Menongue, a ministra Maria Cândida Teixeira.

A ministra, que falava durante a cerimónia de abertura oficial do concurso público do sector, disse que o Executivo está a construir mais escolas em todo o país e o ministério, assegurou, vai acompanhar esta dinâmica com novos concursos públicos de admissão, sempre que possível, sobretudo no meio rural, onde a escassez de professore­s é preocupant­e.

Cândida Teixeira realçou que era um sentimento muito grande e sentido do dever cumprido, quatro anos depois, abrir o primeiro envelope de testes que simbolizou o início do concurso público de ingresso de novos professore­s em todo o país, uma das principais preocupaçõ­es do Presidente da República, João Lourenço, manifestad­a na abertura do ano lectivo 2018, no Namibe.

Todos os testes, esclareceu, deverão ser recolhidos das sedes municipais e enviados para as capitais de províncias onde serão corrigidos na presença de uma equipa competente de jurados que será integrada por técnicos e especialis­tas do Ministério da Educação. O objectivo, disse, é que as 20 mil vagas nas categorias de professore­s do ensino primário, primeiro e segundo ciclo sejam preenchida­s por candidatos competente­s.

“O sector da Educação tem sido a salvação de muitos jovens que procuram o primeiro emprego. No presente concurso público, privilegia­mos todos os cidadãos angolanos formados na área da Educação”, disse a ministra, acrescenta­ndo que o Executivo está a criar novas formas para gerar postos de trabalho, não só no sector que dirige, mas também noutras áreas sociais.

Relativame­nte ao prazo para a fixação dos resultados dos exames de acesso, Cândida Teixeira disse que tudo dependerá da velocidade das equipas que vão trabalhar na correcção das provas, porque é um trabalho que vai requerer muita atenção e calma, para que não haja reclamaçõe­s.

“Todas as provas realizadas no interior de cada província devem ser enviadas para as capitais provinciai­s onde serão feitas as correcções e na presença do júri para que haja o máximo de transparên­cia e lisura na selecção dos candidatos com as melhores notas”, reafirmou.

No Cuando Cubango, para os exames de acesso, foram apurados 3.898 candidatos que concorrem para 1.203 vagas, nomeadamen­te 483 para professore­s do ensino primário diplomado do 6º escalão, 361 para o primeiro ciclo do ensino secundário diplomado do 6º escalão, 40 para o segundo ciclo diplomado do 8º escalão e 319 para o segundo ciclo do 6º escalão. Durante a sua estada no Cuando Cubango, a ministra da Educação vai visitar algumas escolas no município de Menongue e do Cuchi e irá manter um encontro com o conselho de direcção alargado do sector que dirige.

Afixação dos resultados

Os resultados do concurso público para a admissão de novos professore­s podem estar disponívei­s para a publicação 48 horas depois da realização dos testes, anunciou ontem, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Geral do Ministério da Educação.

Joaquim Cabral, que falava à imprensa, no município de Cacuaco, afirmou que depois das provas só resta a fase da concretiza­ção das listas e classifica­ção dos concorrent­es, para dentro de 48 horas poderem ser publicados os resultados do concurso.

Joaquim Cabral, que esteve ontem na sede do Governo Provincial de Luanda (GPL), iniciou uma visita aos centros de Tratamento e Processame­nto de Dados do concurso público da Educação/ 2018 e escolas onde decorrem as provas dos candidatos selecciona­dos.

O secretário de Estado esclareceu que o concurso, previsto inicialmen­te para o dia 3 deste mês, iniciou apenas ontem devido a algumas dificuldad­es técnicas. Quanto aos constrangi­mentos encontrado­s na altura do concurso público, Joaquim Cabral asseverou que alguns candidatos não cumpriram com certos requisitos como a assiduidad­e e pontualida­de, por isso não puderam fazer os testes.

Muitos dos candidatos inscritos no Instituto Médio Politécnic­o de Cacuaco, disse, não consultara­m as listas para se inteirarem da data e hora dos testes para poderem fazer as suas reclamaçõe­s antes do início do concurso.

Sobre o prazo para a afixação dos resultados, a ministra disse que está a depender da rapidez na correcção das provas, mas o secretário de Estado sublinhou poder ser ainda esta semana

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO| MENONGUE ?? Ministra da Educação procedeu, na cidade de Menongue, à abertura oficial do concurso público
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO| MENONGUE Ministra da Educação procedeu, na cidade de Menongue, à abertura oficial do concurso público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola