Ma­pa elei­to­ral de­fi­ne dis­tri­tos pa­ra vo­ta­ção

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O di­rec­tor do ca­das­tro da Gui­né-Bis­sau, Brai­ma Bi­ai, apre­sen­tou, na ter­ça-feira, o no­vo ma­pa elei­to­ral do país, 2.022 dis­tri­tos elei­to­rais, nu­ma al­tu­ra em que o Go­ver­no es­tu­da “a me­lhor for­ma” de fa­zer o re­gis­to de po­ten­ci­ais vo­tan­tes.

O no­vo ma­pa car­to­grá­fi­co vai per­mi­tir às bri­ga­das do re­cen­se­a­men­to de po­ten­ci­ais elei­to­res sa­be­rem on­de co­lo­car as me­sas do re­gis­to de ci­da­dãos e tam­bém as as­sem­blei­as no dia do vo­to.

O tra­ba­lho foi fei­to nas ci­da­des, vi­las e al­dei­as, pre­ci­sou Bi­ai, no­tan­do que a re­gião de Ba­fa­tá, no les­te, é aque­la on­de se de­no­ta “mai­or al­te­ra­ção” com o sur­gi­men­to de no­vas al­dei­as.

A Gui­né-Bis­sau tem mar­ca­das elei­ções le­gis­la­ti­vas pa­ra 18 de No­vem­bro, mas até ao mo­men­to o Go­ver­no de­pa­ra com di­fi­cul­da­des pa­ra en­con­trar equi­pa­men­tos pa­ra o re­gis­to de cer­ca de um mi­lhão de po­ten­ci­ais elei­to­res. O pri­mei­ro-mi­nis­tro gui­ne­en­se, Aris­ti­des Gomes, anun­ci­ou em en­tre­vis­ta aos mei­os por­tu­gue­ses de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, que o Go­ver­no con­ta com aju­da de Lis­boa.

O Exe­cu­ti­vo gui­ne­en­se aguar­da pe­la res­pos­ta de uma mis­são téc­ni­ca por­tu­gue­sa que es­te­ve em Bis­sau na se­ma­na pas­sa­da so­bre as pos­si­bi­li­da­des de um apoio ao pro­ces­so do re­gis­to de elei­to­res pa­ra a vo­ta­ção que acon­te­ce a 16 de Ou­tu­bro.

Além de Por­tu­gal, Bis­sau pe­diu à Nigéria e a Ti­morLes­te o em­prés­ti­mo ou a ofer­ta dos equi­pa­men­tos, mas tam­bém lan­çou um con­cur­so pú­bli­co in­ter­na­ci­o­nal pa­ra con­tra­ta­ção de uma em­pre­sa que te­nha os ma­te­ri­ais pron­tos pa­ra re­a­li­zar o re­cen­se­a­men­to, jun­ta­men­te com téc­ni­cos gui­ne­en­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.