Pri­são per­pé­tua pa­ra in­te­gran­te de trio ne­o­na­zi

Jornal de Angola - - MUNDO -

De­pois de mais de cin­co anos de jul­ga­men­to, a úni­ca in­te­gran­te vi­va de um pe-que­no gru­po ne­o­na­zi da Ale­ma­nha foi on­tem con­de­na­da à pri­são per­pé­tua por uma sé­rie de as­sas­si­na­tos ra­cis­tas que pro­vo­ca­ram co­mo­ção na­que­le país.

Be­a­te Zs­chä­pe, 43 anos e úni­ca in­te­gran­te vi­va do trio “Clan­des­ti­ni­da­de Na­ci­o­nal So­ci­a­lis­ta” (NSU), foi con­de­na­da pe­la sua par­ti­ci­pa­ção nos as­sas­si­na­tos de oi­to tur­cos ou pes­so­as de ori­gem tur­ca, um gre­go e de uma po­lí­cia ale­mã, en­tre 2000 e 2007.

De acor­do com o que ha­via si­do so­li­ci­ta­do pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, o tri­bu­nal de Mu­ni­que tam­bém pri­va a con­de­na­da da pos­si­bi­li­da­de de so­li­ci­tar a li­ber­da­de con­di­ci­o­nal an­tes de 15 anos, em con­sequên­cia da “par­ti­cu­lar gra­vi­da­de dos cri­mes”, segundo o ve­re­dic­to li­do pe­lo juiz Man­fred Götzl.

O ad­vo­ga­do da con­de­na­da, Wolf­gang He­er, anun­ci­ou que a cli­en­te vai re­cor­rer da sen­ten­ça. Jul­ga­da des­de Maio de 2013, Be­a­te Zs­chä­pe tam­bém foi con­de­na­da por dois aten­ta­dos con­tra co­mu­ni­da­des es­tran­gei­ras e 15 as­sal­tos a ban­cos co­me­ti­dos pe­lo trio NSU.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.