Lula da Sil­va re­a­fir­ma in­ten­ção de con­cor­rer às pre­si­den­ci­ais

Jornal de Angola - - MUNDO -

O ex-Pre­si­den­te do Bra­sil Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, pre­so des­de Abril por ale­ga­da cor­rup­ção, re­a­fir­mou que vai ser can­di­da­to nas elei­ções de Ou­tu­bro pró­xi­mo pa­ra “re­cu­pe­rar a so­be­ra­nia do po­vo bra­si­lei­ro”.

“Vo­cê po­de ter cer­te­za que vou ser um can­di­da­to pa­ra, en­tre ou­tras coi­sas, re­cu­pe­rar a so­be­ra­nia do po­vo bra­si­lei­ro”, es­cre­veu o ex-Pre­si­den­te em men­sa­gem di­vul­ga­da on­tem na re­de so­ci­al Fa­ce­bo­ok.

Lula da Sil­va dis­se que es­tá “mui­to tris­te” com a si­tu­a­ção do país, acu­san­do o Pre­si­den­te Mi­chel Te­mer, no po­der des­de me­a­dos de 2016 após a des­ti­tui­ção de Dil­ma Rous­seff, de es­tar a pro­mo­ver a ven­da do pa­tri­mó­nio pú­bli­co, re­fe­rin­do-se aos pro­jec­tos de pri­va­ti­za­ção anun­ci­a­dos pe­lo Go­ver­no.

“É mui­to tris­te que par­te do pa­tri­mó­nio pú­bli­co, cons­truí­do com mui­to sa­cri­fí­cio pe­lo po­vo bra­si­lei­ro a par­tir da me­ta­de do sé­cu­lo XX, es­te­ja sen­do ven­di­do de for­ma ir­res­pon­sá­vel, a pre­ço de ba­na­na, pa­ra en­co­brir a ile­gi­ti­mi­da­de de um gol­pis­ta”, acres­cen­tou o ex-Pre­si­den­te na mes­ma men­sa­gem.

O prin­ci­pal lí­der do Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res (PT), que fun­dou em 1980 jun­ta­men­te com um gru­po de tra­ba­lha­do­res e in­te­lec­tu­ais, não fez ne­nhu­ma men­ção à ba­ta­lha ju­di­ci­al en­tre juí­zes que ocor­reu no úl­ti­mo do­min­go em tor­no da sua li­ber­ta­ção da pri­são.

No do­min­go, o juiz Ro­gé­rio Fa­vre­to, do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da Quar­ta Re­gião (TRF4), con­ce­deu a Lula da Sil­va um 'ha­be­as cor­pus' pe­di­do por um gru­po de de­pu­ta­dos do PT, e or­de­nou a sua li­ber­ta­ção ime­di­a­ta.

No en­tan­to, o juiz fe­de­ral Ser­gio Mo­ro, que ana­li­sa os ca­sos de cor­rup­ção da Pe­tro­bras em pri­mei­ra ins­tân­cia e que con­de­nou Lula da Sil­va no ano pas­sa­do, ques­ti­o­nou a com­pe­tên­cia do seu co­le­ga e ape­lou pa­ra o ins­tru­tor do ca­so no TRF4, o juiz Jo­ao Ge­bran Ne­to.

Ge­bran Ne­to re­vo­gou a li­ber­ta­ção do ex-Pre­si­den­te, mas, lo­go após es­ta de­ci­são, o juiz Ro­gé­rio Fa­vre­to vol­tou a de­ter­mi­nar a li­ber­ta­ção de Lula da Sil­va. A con­tro­vér­sia só foi re­sol­vi­da quan­do o pre­si­den­te do TRF4, Car­los Thomp­son Flo­res, man­te­ve o ex-Pre­si­den­te bra­si­lei­ro pre­so. A pre­si­den­te do PT, a se­na­do­ra Glei­si Hoff­mann, de­nun­ci­ou uma 'cons­pi­ra­ção “do sis­te­ma ju­di­ci­al pa­ra im­pe­dir a li­ber­ta­ção de Lula da Sil­va e que ele se­ja can­di­da­to nas elei­ções do Bra­sil que se re­a­li­za­rão em 7 de Ou­tu­bro.

Lula da Sil­va “es­ta­va pra­ti­ca­men­te na por­ta” da pri­são e uma “cons­pi­ra­ção” da Po­lí­cia e da Jus­ti­ça o im­pe­diu de sair, dis­se Glei­si Hoff­mann, que rei­te­rou que o par­ti­do vai in­se­rir o no­me de Lula da Sil­va co­mo seu can­di­da­to pa­ra as pró­xi­mas elei­ções pre­si­den­ci­ais.

No en­tan­to, a can­di­da­tu­ra do ex-Pre­si­den­te, que acu­mu­la se­te pro­ces­sos cri­mi­nais na Jus­ti­ça, a mai­o­ria de­les por su­pos­ta prá­ti­ca de cor­rup­ção, e que ao mes­mo tem­po li­de­ra as pes­qui­sas de in­ten­ção de vo­to, pa­re­ce in­viá­vel.

Em cau­sa es­tá o fac­to de a lei elei­to­ral bra­si­lei­ra proi­bir que os con­de­na­dos em se­gun­da ins­tân­cia pos­sam lan­çar can­di­da­tu­ra pa­ra ocu­par qual­quer car­go elec­ti­vo, e Lula da Sil­va já foi con­de­na­do em du­as ins­tân­ci­as da Jus­ti­ça bra­si­lei­ra.

A jus­ti­ça elei­to­ral do país, po­rém, só po­de se pro­nun­ci­ar so­bre a si­tu­a­ção de Lula da Sil­va se o seu no­me for lan­ça­do ofi­ci­al­men­te até 15 de Agos­to, quan­do ter­mi­na o pra­zo pa­ra o re­gis­to das can­di­da­tu­ras.

Glei­si Hoff­mann anun­ci­ou que até aque­le dia, o PT vai au­men­tar as ma­ni­fes­ta­ções em to­do o país pa­ra de­fen­der a ino­cên­cia do lí­der e exi­gir a sua li­ber­ta­ção.

A pre­si­den­te do PT, a se­na­do­ra Glei­si Hoff­mann, de­nun­ci­ou uma 'cons­pi­ra­ção “do sis­te­ma ju­di­ci­al pa­ra im­pe­dir a li­ber­ta­ção de Lula da Sil­va e que ele se­ja can­di­da­to às elei­ções de Ou­tu­bro

DR

Ex-Pre­si­den­te fa­la em “re­cu­pe­rar a so­be­ra­nia do po­vo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.