Moi­se Ka­tum­bi apre­sen­ta re­cur­so

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

O ex-Pre­si­den­te são-to­men­se Fra­di­que de Me­ne­zes pe­diu on­tem aos ci­da­dãos do seu país pa­ra “es­co­lhe­rem me­lhor os di­ri­gen­tes” nas elei­ções de 7 de Ou­tu­bro e cri­ti­cou o pri­mei­ro-mi­nis­tro, Pa­tri­ce Tro­vo­a­da, que “tan­to pro­me­teu e não cum­priu”.

“Eu es­pe­ro que nes­sas elei­ções o po­vo es­co­lha e acre­di­te na­que­les que, de fac­to, nos tra­gam um pro­gra­ma com ca­be­ça, tron­co e mem­bro (...). O se­nhor que es­tá a go­ver­nar ho­je - o que é que ele di­zia em 2014, que di­nhei­ro é ca­pim? Ele até po­de­rá ter, não sei de on­de vem, não conheço as su­as em­pre­sas, mas ele po­de­rá ter, mas pa­ra o país?”, ques­ti­o­nou o an­ti­go Che­fe de Es­ta­do.

Fra­di­que de Me­ne­zes fa­la­va em São To­mé, no con­gres­so que for­ma­li­zou a união en­tre o par­ti­do que fun­dou, o Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co For­ça da Mu­dan­ça - Par­ti­do Li­be­ral (MDFM-PL), e a União pa­ra a De­mo­cra­cia e De­sen­vol­vi­men­to (UDD).

O ex-Pre­si­den­te foi on­tem elei­to pre­si­den­te ho­no­rá­rio da união des­tas du­as for­ma­ções po­lí­ti­cas, ac­tu­al­men­te na opo­si­ção.

“Pen­sei que o che­fe do Go­ver­no ia ar­ran­jar di­nhei­ro pa­ra o país, com a sua gin­ca­na, o seu di­na­mis­mo, que afi­nal é is­so que fal­ta”, la­men­tou Fra­di­que de Me­ne­zes, lem­bran­do que cer­ta­men­te “ama­nhã vai ha­ver mais can­di­da­tos pa­ra pro­me­ter pa­raí­sos ao po­vo são-to­men­se”.

A UDD, com um as­sen­to par­la­men­tar, e o MDFM-PL, sem as­sen­to na As­sem­bleia Na­ci­o­nal, for­ma­li­za­ram já uma co­li­ga­ção com es­ta­tu­to úni­co, ban­dei­ra e sím­bo­lo, e ele­geu Car­los Ne­ves, an­ti­go em­bai­xa­dor nos Es­ta­dos Uni­dos, pa­ra o car­go de pre­si­den­te. A ideia do nas­ci­men­to da União UDD-MDFM “foi mo­vi­da pe­lo sen­ti­men­to das ba­ses das du­as for­ma­ções par­ti­dá­ri­as, cu­ja ma­triz ori­gi­ná­ria é pro­ve­ni­en­te de um tro­no de va­lo­res”, ex­pli­cou Car­los Ne­ves.

DR

An­ti­go Che­fe de Es­ta­do faz du­ras crí­ti­cas ao pri­mei­ro-mi­nis­tro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.