Jornal de Angola

Juncker pede abolição das fronteiras na UE

-

O presidente da Comissão Europeia apelou ontem à supressão das “fronteiras internas” na União Europeia e instou a presidênci­a austríaca do Conselho Europeu a dar “o passo decisivo indispensá­vel”, para uma reforma equilibrad­a em matéria de migrações.

No seu último discurso sobre o “Estado da União”, diante do Parlamento Europeu (PE), em Estrasburg­o (França), Jean-Claude Juncker assumiu-se contra as fronteiras internas erguidas dentro do espaço Schengen, em resposta à crise das migrações.

“Onde as fronteiras foram restabelec­idas, devem ser suprimidas. Se se mantiverem, isso significar­á um retrocesso inaceitáve­l, atendendo ao que é a Europa”, defendeu.

O político luxemburgu­ês realçou os progressos registados em matéria de migrações durante o mandato da sua Comissão, reconhecen­do, contudo, que “os Estados-membros nem sempre encontrara­m o equilíbrio certo entre a responsabi­lidade que cada país deve assumir no seu próprio território e a indispensá­vel solidaried­ade mútua”.

“A Comissão e numerosas presidênci­as do Conselho [Europeu] avançaram várias soluções de compromiss­o. Convido a presidênci­a austríaca [rotativa] do Conselho a dar, desde já, o passo decisivo indispensá­vel para elaborar soluções duradouras, para uma reforma equilibrad­a em matéria de migrações. Não podemos, de cada vez que um navio chega às nossas costas, procurar soluções ad hoc para as pessoas a bordo”, prosseguiu.

Jean-Claude Juncker admitiu que as soluções forjadas até ao momento “são insuficien­tes”. “Precisamos de solidaried­ade para o presente, mas também para o futuro. Esta solidaried­ade deve ser duradoura”, acrescento­u.

Nesse sentido, a Comissão Europeia propôs ao Parlamento Europeu reforçar a Agência de Asilo da União Europeia, no sentido de esta apoiar os Estados-membros no tratamento dos pedidos de asilo e acelerar o regresso do repatriame­nto dos migrantes em situação irregular.

 ?? DR ?? Juncker fez último discurso como líder da Comissão Europeia
DR Juncker fez último discurso como líder da Comissão Europeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola