Ci­vis po­dem ser re­ti­ra­dos de Idlib

Jornal de Angola - - MUNDO -

A ONU es­tá a in­ten­si­fi­car os pre­pa­ra­ti­vos pa­ra uma even­tu­al re­ti­ra­da de até 900 mil ci­vis na pro­vín­cia síria de Idlib, ac­tu­al­men­te sob con­tro­lo de di­ver­sos gru­pos re­bel­des e on­de se pers­pec­ti­va uma am­pla ofen­si­va das for­ças go­ver­na­men­tais sí­ri­as.

“Ela­bo­rá­mos um pla­no de res­pos­ta no ca­so de es­ca­pa­rem 900 mil pes­so­as. Es­pe­ra­mos que is­to não su­ce­da e que não se­ja ne­ces­sá­rio”, dis­se o co­or­de­na­dor hu­ma­ni­tá­rio re­gi­o­nal da ONU, Pa­nos Moumt­zis.

Na sua pers­pec­ti­va, a ONU ne­ces­si­ta de um fi­nan­ci­a­men­to de até 311 mi­lhões de dó­la­res (268 mi­lhões de eu­ros) pa­ra ga­ran­tir as ne­ces­si­da­des bá­si­cas dos po­ten­ci­ais 900 mil des­lo­ca­dos. As Na­ções Uni­das ad­mi­tem a des­lo­ca­ção em di­rec­ção ao nor­te da Síria de cer­ca de 700 mil pes­so­as, pa­ra as zo­nas sob con­tro­lo dos re­bel­des e jun­to à fron­tei­ra com a Tur­quia, e que 100 mil per­ma­ne­ce­ri­am na pro­vín­cia em áre­as con­tro­la­das pe­lo Go­ver­no. As res­tan­tes 100 mil re­fe­rem-se a pes­so­as que vi­vem em zo­nas on­de exis­te for­te con­cen­tra­ção de des­lo­ca­dos e que po­dem even­tu­al­men­te es­ca­par pa­ra áre­as con­tro­la­das pe­lo Go­ver­no ou em po­der dos gru­pos ar­ma­dos. Em Idlib vi­vem 2,9 mi­lhões de ci­vis, in­cluin­do um mi­lhão de cri­an­ças, cu­jas vi­das es­ta­rão em ris­co no ca­so de ata­ques mas­si­vos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.