An­go­la pe­de apoio pa­ra com­ba­ter co­mér­cio ile­gal

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

An­go­la pe­de apoio fi­nan­cei­ro pa­ra con­ti­nu­ar a ca­pa­ci­tar as equi­pas de fis­cais, in­te­gran­do os Ser­vi­ços de In­te­li­gên­cia pa­ra des­man­te­lar re­des in­ter­na­ci­o­nais que fa­zem do país, nal­guns ca­sos, zo­na de tran­si­ção de co­mér­cio ile­gal de es­pé­ci­es sel­va­gens. O pe­di­do foi fei­to pe­la mi­nis­tra do Am­bi­en­te du­ran­te a Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal so­bre Co­mér­cio Ile­gal de Vi­da Sel­va­gem, re­a­li­za­da em Lon­dres.

O ex-go­ver­na­dor da Huí­la João Mar­ce­li­no Tyi­pin­ge qua­li­fi­cou on­tem, no Lu­ban­go (Huí­la), as in­ves­ti­ga­ções em cur­so num pro­ces­so-cri­me em que é in­di­ci­a­do de cri­me de pe­cu­la­to co­mo “in­ten­ção de­li­be­ra­da” de pre­ju­di­car o seu bom no­me.

“Nun­ca fui cha­ma­do pa­ra pres­tar de­cla­ra­ções so­bre o pro­ces­so, mas vocês ba­sei­am­se em do­cu­men­tos - di­ga­mos - fal­sos, e pu­bli­cam. Sem fun­da­men­to ne­nhum”, dis­se o po­lí­ti­co à Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la, re­a­gin­do ao anún­cio de in­ves­ti­ga­ções que o en­vol­vem num des­vio de cer­ca de 200 mi­lhões de kwan­zas que se­ri­am des­ti­na­dos à aqui­si­ção de la­bo­ra­tó­ri­os pa­ra es­co­las pú­bli­cas.

“Nun­ca fui ou­vi­do”, dis­se o ex-go­ver­na­dor, acres­cen­tan­do - em meio à in­sis­tên­cia do jor­na­lis­ta - que era pre­ci­so não es­que­cer que “a Huí­la li­de­ra­da por mim já ga­nhou qua­tro ve­zes con­se­cu­ti­vas as elei­ções ge­rais pe­lo MPLA”.

“Sig­ni­fi­ca que há uma acei­ta­ção mui­to gran­de da par­te da nos­sa go­ver­na­ção e da nos­sa pre­sen­ça na Huí­la”, dis­se o po­lí­ti­co, fu­gin­do de­li­be­ra­da­men­te às ques­tões co­lo­ca­das pe­lo jor­na­lis­ta. A Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR) na Huí­la re­ve­lou es­tar em cur­so um pro­ces­so-cri­me que in­di­cia o ex-go­ver­na­dor João Mar­ce­li­no Tyi­pin­ge. A re­ve­la­ção foi fei­ta pe­lo sub­pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca Ti­tu­lar da Pro­vín­cia da Huí­la, Her­nâ­ni Bei­ra Gran­de, que in­for­mou ain­da te­rem si­do tam­bém in­di­ci­a­dos ou­tros sus­pei­tos.

“Exis­te um pro­ces­so em cur­so, mas es­tá em se­gre­do de jus­ti­ça, uma vez que se en­con­tra na fa­se de ins­tru­ção pre­pa­ra­tó­ria”, dis­se, acres­cen­tan­do que “te­mos já al­guns ar­gui­dos detidos, co­mo o ex-de­le­ga­do pro­vin­ci­al das Fi­nan­ças da Huí­la e o ex-di­rec­tor pro­vin­ci­al da Edu­ca­ção”.

O sub­pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca Ti­tu­lar da Pro­vín­cia da Huí­la dis­se ain­da que a PGR es­tá em pos­se de 50 pro­ces­sos-cri­me, com des­ta­que pa­ra os sec­to­res da Edu­ca­ção e Saú­de.

Es­tes pro­ces­sos, se­gun­do o ma­gis­tra­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, en­vol­vem ir­re­gu­la­ri­da­des na dis­tri­bui­ção de me­ren­da es­co­lar.

O ma­gis­tra­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co na pro­vín­cia da Huí­la in­di­cou que, por cau­sa do pro­ces­so da me­ren­da es­co­lar, fo­ram no­ti­fi­ca­dos 14 administradores mu­ni­ci­pais pa­ra pres­ta­rem de­cla­ra­ções.

ARIMATEIA BAPTISTA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Ex-go­ver­na­dor de­fen­de-se com con­quis­tas po­lí­ti­cas al­can­ça­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.