AIPEX apre­sen­ta-se co­mo um no­vo in­ter­lo­cu­tor dos in­ves­ti­do­res

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

cri­a­da em Mar­ço de 2018, subs­ti­tui a Uni­da­de Téc­ni­ca pa­ra o In­ves­ti­men­to Pri­va­do (UTIP), as Unidades Téc­ni­cas de Apoio ao In­ves­ti­men­to Pri­va­do (UTAIP) e a Agên­cia pa­ra Pro­mo­ção de In­ves­ti­men­to e Ex­por­ta­ções de An­go­la (APIEX), ins­ti­tuí­das de­pois da ex­tin­ção da Agên­cia Na­ci­o­nal pa­ra o In­ves­ti­men­to Pri­va­do (ANIP), em 2015.

Lel­lo Fran­cis­co con­si­de­ra a AIPEX o in­ter­lo­cu­tor pri­vi­le­gi­a­do do in­ves­ti­dor em to­das as fa­ses do pro­ces­so de in­ves­ti­men­to, es­ta­be­le­cen­do uma ar­ti­cu­la­ção ins­ti­tu­ci­o­nal ba­se­a­da no acom­pa­nha­men­to das em­pre­sas com pro­pos­tas re­gis­ta­das e na cri­a­ção das con­di­ções ad­mi­nis­tra­ti­vas pa­ra a exe­cu­ção.

En­tre as di­fi­cul­da­des que AIPEX en­fren­ta, o ad­mi­nis­tra­dor res­sal­tou a fal­ta de re­cur­sos hu­ma­nos de qua­li­da­de e re­cur­sos fi­nan­cei­ros, pa­ra que a ins­ti­tui­ção pos­sa des­lo­car téc­ni­cos pa­ra acom­pa­nhar a exe­cu­ção dos pro­jec­tos apro­va­dos. “Nes­te mo­men­to te­mos cer­ca de 115 fun­ci­o­ná­ri­os, mas ne­ces­si­ta­mos de 260”, su­bli­nhou.

Ape­sar das di­fi­cul­da­des, a AIPEX es­tá a de­sen­vol­ver vá­ri­as ac­ções, com des­ta­que pa­ra a ins­ti­tui­ção do pro­gra­ma de Pro­mo­ção e Cap­ta­ção de In­ves­ti­men­to Pri­va­do (PROCIP), pa­ra cu­ja apro­va­ção o Exe­cu­ti­vo já se ma­ni­fes­tou dis­po­ní­vel.

O PROCIP de­fi­ne cin­co ob­jec­ti­vos es­tra­té­gi­cos vi­san­do a pro­mo­ção e cap­ta­ção de in­ves­ti­men­to e a va­lo­ri­za­ção de An­go­la co­mo des­ti­no de in­ves­ti­men­to di­rec­to es­tran­gei­ro.

Com ba­se no pro­gra­ma, es­tão a ser iden­ti­fi­ca­dos paí­ses e em­pre­sas com po­ten­ci­al e com ac­ti­vi­da­des nos sec­to­res pri­o­ri­tá­ri­os pa­ra o Go­ver­no, a agri­cul­tu­ra, agro-in­dús­tria, in­dús­tria trans­for­ma­do­ra e pes­cas, pa­ra ci­tar al­guns.

A AIPEX,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.