Pri­va­ti­za­ções aju­dam o mer­ca­do de ac­ções

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

O pro­gra­ma de pri­va­ti­za­ção in­te­gral e par­ci­al de 74 em­pre­sas pú­bli­cas por via da Bol­sa de Dí­vi­da de Va­lo­res de An­go­la (Bo­di­va) po­de im­pul­si­o­nar o sur­gi­men­to do mer­ca­do de ac­ções cor­po­ra­ti­vas, con­si­de­rou es­ta sex­ta-fei­ra, em Lu­an­da, o pre­si­den­te da Co­mis­são de Mer­ca­dos de Ca­pi­tais (CMC).

Mário Ga­vião, que fa­la­va à im­pren­sa à mar­gem da 41ª Reu­nião Bi­a­nu­al do Co­mi­té de Se­gu­ros, Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os e Ins­ti­tui­ções Financeiras Não-Ban­cá­ri­as da Áfri­ca Aus­tral (CISNA), de­fen­deu a ne­ces­si­da­de da apro­va­ção efec­ti­va do pro­gra­ma de pri­va­ti­za­cões, pa­ra que as em­pre­sas que reú­nem re­qui­si­tos de ad­mis­são no mer­ca­do da bol­sa.

É im­por­tan­te que An­go­la te­nha um mer­ca­do se­cun­dá­rio que fun­ci­o­ne em ple­no, por­que a par­tir des­te se es­ta­be­le­ce­rá a re­fe­rên­cia pa­ra o sur­gi­men­to de ou­tros mer­ca­dos de ac­ções e dí­vi­da cor­po­ra­ti­va, afir­mou o pre­si­den­te da CMC.

Apon­tou a au­di­to­ria das con­tas, ges­tão cor­po­ra­ti­va trans­pa­ren­te e a adop­ção das me­lho­res prá­ti­cas co­mo os prin­ci­pais re­qui­si­tos pa­ra a ad­mis­são das em­pre­sas na bol­sa.

A CMC fez pu­bli­car os re­gu­la­men­tos dos emi­ten­tes de va­lo­res mo­bi­liá­ri­os e das ofer­tas pú­bli­cas, en­quan­to que a BO­DI­VA pu­bli­cou um con­jun­to de nor­mas que es­ta­be­le­cem os re­qui­si­tos pa­ra a negociação no mer­ca­do.

“As con­di­ções es­tão cri­a­das pa­ra as em­pre­sas, tão lo­go pre­en­cham os re­qui­si­tos de ad­mis­são na bol­sa, po­de­rem ter o es­pa­ço pa­ra irem ao mer­ca­do e abri­rem o seu ca­pi­tal”, re­fe­riu Mário Ga­vião.

De Ja­nei­ro a Se­tem­bro des­te ano, fo­ram tran­sac­ci­o­na­dos na Bo­di­va 598.820 mi­lhões de kwan­zas, um au­men­to de 63,18 por cen­to em com­pa­ra­ção ao pe­río­do ho­mó­lo­go de 2017.

Nes­se pe­río­do, a bol­sa efec­tu­ou 746 negociações em Bi­lhe­tes do Tesouro (BT) e em Obri­ga­ções do Tesouro (OT).

ANGOP

Pre­si­den­te da Co­mis­são do Mer­ca­do de Ca­pi­tais apon­ta ca­mi­nho das pri­va­ti­za­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.