Ven­de­do­ras acon­se­lha­das a ter há­bi­to de pou­pan­ça

Jornal de Angola - - REGIÕES - Vic­tor Pe­dro/Sum­be

Ven­de­do­ras do mer­ca­do do Chin­go, na ci­da­de do Sum­be, pro­vín­cia do Cu­an­za-Sul, fo­ram acon­se­lha­das on­tem, du­ran­te uma pa­les­tra, a fa­zer pou­pan­ças, atra­vés dos lu­cros das ven­das diá­ri­as, pa­ra po­de­rem au­men­tar o vo­lu­me de ne­gó­cio, ao in­vés de tra­ba­lhar ape­nas pa­ra o sus­ten­to das fa­mí­li­as.

O pre­lec­tor da pa­les­tra so­bre Edu­ca­ção Fi­nan­cei­ra, Ma­teus Santana, dis­se que as ven­de­do­ras de­vem ter co­nhe­ci­men­tos teó­ri­cos so­bre a ges­tão fi­nan­cei­ra. “De­vem ter há­bi­tos de pou­pan­ça, atra­vés de uma con­ta ban­cá­ria, pa­ra te­rem fa­ci­li­da­des de aces­so ao cré­di­to ban­cá­rio. Por­tan­to, pa­ra is­so, têm de dei­xar de guardar o dinheiro do ne­gó­cio em ca­sa, até por­que é um ris­co, pois em ca­so de in­cên­dio ou ou­tro ti­po de tra­gé­dia, per­de-se to­do mon­tan­te e con­se­quen­te­men­te a ven­de­do­ra vai à fa­lên­cia”, dis­se.

As ven­de­do­ras fo­ram in­for­ma­das so­bre im­por­tân­cia do pa­ga­men­to dos ser­vi­ços de Se­gu­ran­ça So­ci­al, co­mo o ga­ran­te da pro­tec­ção da so­bre­vi­vên­cia fi­nan­cei­ra. “As ven­de­do­ras de­vem tam­bém in­ves­tir na for­ma­ção téc­ni­co-pro­fis­si­o­nal, com vis­ta a cri­ar ou­tros ne­gó­ci­os”, su­bli­nhou.

A pa­les­tra que foi pro­mo­vi­da pe­la Re­par­ti­ção dos As­sun­tos So­ci­ais da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Sum­be, con­tou com par­ti­ci­pa­ção de téc­ni­cos da Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT) e fun­ci­o­ná­ri­os da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal lo­cal.

VIC­TOR PE­DRO

Ven­de­do­ras apren­de­ram vá­ri­as fór­mu­las de fa­zer ne­gó­cio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.