An­ti­gos Presidentes ape­lam ao diá­lo­go en­tre os par­ti­dos

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA - DR

Os an­ti­gos presidentes de São To­mé e Prín­ci­pe, Mi­guel Tro­vo­a­da e Pin­to da Cos­ta, ape­la­ram on­tem à se­re­ni­da­de, fa­ce à “ten­são po­lí­ti­ca e so­ci­al rei­nan­te”e pro­pu­se­ram um en­con­tro en­tre to­dos os par­ti­dos que par­ti­ci­pa­ram nas elei­ções le­gis­la­ti­vas.

Os an­ti­gos Presidentes de São To­mé e Prín­ci­pe, Mi­guel Tro­vo­a­da e Pin­to da Cos­ta, ape­la­ram on­tem à se­re­ni­da­de, fa­ce à “ten­são po­lí­ti­ca e so­ci­al rei­nan­te”, e pro­pu­se­ram um en­con­tro en­tre to­dos os par­ti­dos que par­ti­ci­pa­ram nas elei­ções le­gis­la­ti­vas. Num co­mu­ni­ca­do, os dois an­ti­gos Presidentes afir­mam es­tar “pro­fun­da­men­te pre­o­cu­pa­dos com o ele­va­do ní­vel de ten­são po­lí­ti­ca e cris­pa­ção so­ci­al” após as elei­ções.

O do­cu­men­to diz que “ur­ge que os âni­mos se­re­nem e que a ra­zão e o bom-sen­so se so­bre­po­nham às pai­xões par­ti­dá­ri­as”. No co­mu­ni­ca­do é fei­to um con­vi­te às for­ma­ções po­lí­ti­cas pa­ra um en­con­tro em bus­ca de uma saí­da pa­ra a ac­tu­al cri­se”.

Se­gun­do os re­sul­ta­dos pro­vi­só­ri­os, a ADI ven­ceu as elei­ções le­gis­la­ti­vas, ob­ten­do 25 dos 55 lu­ga­res no Par­la­men­to, se­gui­da do MLSTP, com 23. A co­li­ga­ção opo­si­to­ra, for­ma­da pe­lo PCD-UDD-MDFM, con­se­guiu cin­co de­pu­ta­dos e fo­ram ain­da elei­tos dois de­pu­ta­dos in­de­pen­den­tes.A opo­si­ção, que con­se­gue, em con­jun­to, 28 lu­ga­res no Par­la­men­to, re­cla­mou mai­o­ria ab­so­lu­ta, mas o pri­mei­ro­mi­nis­tro dis­se es­pe­rar que o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Eva­ris­to Car­va­lho, cha­me a ADI pa­ra for­mar Go­ver­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.