ONU de­fen­de li­de­ran­ça dos jo­vens

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O co­or­de­na­dor re­si­den­te das Na­ções Uni­das em An­go­la e re­pre­sen­tan­te re­si­den­te do PNUD, Paolo Balladelli, de­fen­deu on­tem, em Lu­an­da, a par­ti­ci­pa­ção dos jo­vens na cons­tru­ção da sua li­de­ran­ça, pa­ra as­se­gu­rar a cons­tru­ção da paz e en­ca­mi­nhar so­lu­ções pa­ra os con­fli­tos.

Ao in­ter­vir na Con­fe­rên­cia na­ci­o­nal so­bre pro­mo­ção da cul­tu­ra de paz, que de­cor­reu no Pa­lá­cio da Jus­ti­ça, Paolo Balladelli dis­se que os jo­vens ho­je têm que con­fron­tar-se com os enor­mes de­sa­fi­os pe­la glo­ba­li­za­ção, as no­vas tecnologias, a des­lo­ca­ção e a mi­gra­ção, a di­mi­nui­ção dos es­pa­ços cí­vi­cos, as mu­dan­ças dos mer­ca­dos la­bo­rais e o im­pac­to da mu­dan­ça cli­má­ti­ca.

“Uma quin­ta par­te dos jo­vens no mun­do ho­je es­tá de­sem­pre­ga­da. Em An­go­la, 31 por cen­to dos jo­vens que não são es­co­la­ri­za­dos en­tre os 20 e 24 anos não tem tra­ba­lho”, fri­sou, adi­an­tan­do ain­da que um em ca­da qua­tro é ví­ti­ma de vi­o­lên­cia.

Ape­sar da ex­clu­são que mui­tas ve­zes so­frem, sa­li­en­tou, os jo­vens são uma fon­te per­ma­nen­te de ino­va­ção, idei­as e so­lu­ções. “Eles têm a ener­gia ne­ces­sá­ria pa­ra ma­te­ri­a­li­zar as mu­dan­ças pa­ra me­lho­rar a tec­no­lo­gia e cons­truir so­ci­e­da­des in­clu­si­vas e jus­tas”, fri­sou.

No seu en­ten­der, em­po­de­ran­do os jo­vens e ma­te­ri­a­li­zan­do o seu po­ten­ci­al, is­so vai per­mi­tir a cri­a­ção de um mun­do mais pa­cí­fi­co, sus­ten­tá­vel e prós­pe­ro pa­ra to­dos e atin­gir as me­tas da Agen­da 2030 pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel.

Paolo Bal­la­de­li lem­brou a no­va es­tra­té­gia pa­ra jo­vens lan­ça­da em Se­tem­bro, pe­lo se­cre­tá­rio-ge­ral das Na­ções Uni­das, ba­se­a­da em cin­co ei­xos, a sa­ber: En­ga­ja­men­to, par­ti­ci­pa­ção e ad­vo­ca­cia; Aces­so de qua­li­da­de dos jo­vens à edu­ca­ção, saú­de, ha­bi­ta­ção e ou­tros ser­vi­ços so­ci­ais; En­qua­dra­men­to eco­nó­mi­co atra­vés de tra­ba­lho de­cen­te; Jo­vens e di­rei­tos hu­ma­nos e Cons­tru­ção da paz e da re­si­li­ên­cia.

Com o te­ma “Paz, uni­da­de e diá­lo­go: pri­o­ri­da­des pa­ra a ju­ven­tu­de an­go­la­na”, a con­fe­rên­cia te­ve a par­ti­pa­ção de en­ti­da­des go­ver­na­men­tais e da so­ci­e­da­de ci­vil.

CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Paolo Balladelli ad­vo­gou o em­po­de­ra­men­to dos jo­vens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.