Pe­ri­tos no­ru­e­gue­ses for­mam an­go­la­nos

Jornal de Angola - - ECONOMIA - Na­ta­cha Ro­ber­to

An­go­la e a No­ru­e­ga par­ti­lham ex­pe­ri­ên­ci­as no sec­tor pe­tro­lí­fe­ro com a re­a­li­za­ção de uma ac­ção de for­ma­ção em Lu­an­da mi­nis­tra­da por pe­ri­tos no­ru­e­gue­ses, em que par­ti­ci­pam 40 téc­ni­cos do Mi­nis­té­rio dos Re­cur­sos Mi­ne­rais e Pe­tró­leo.

À mar­gem do se­mi­ná­rio so­bre “Boa ges­tão dos re­cur­sos pe­tro­lí­fe­ros ba­se­a­do na ex­pe­ri­ên­cia no­ru­e­gue­sa”, que ter­mi­na ho­je, o mi­nis­tro con­se­lhei­ro da em­bai­xa­da da No­ru­e­ga em An­go­la, Ha­vard Hoks­nes de­cla­rou que An­go­la é o país afri­ca­no com o qu­al a No­ru­e­ga tem a mais im­por­tan­te re­la­ção eco­nó­mi­ca. “Te­mos uma for­te par­ce­ria no sec­tor pe­tro­lí­fe­ro e das pes­cas e as nos­sas com­pa­nhi­as têm apoi­a­do An­go­la em vá­ri­as ac­ti­vi­da­des so­ci­ais”, dis­se.

O vo­lu­me de ne­gó­ci­os em 2016 atin­giu dois mil mi­lhões de dó­la­res, sem avan­çar os va­lo­res en­vol­vi­dos nas tro­cas co­mer­ci­ais en­tre os dois paí­ses, nos dois úl­ti­mos anos, ten­do adi­an­ta­do ape­nas que as pers­pec­ti­vas pa­ra es­te ano são po­si­ti­vas.

A di­rec­to­ra as­sis­ten­te do Mi­nis­té­rio dos Pe­tró­le­os e Gás da No­ru­e­ga, Met­te Age­nip, que apre­sen­tou o te­ma “Boa ges­tão dos re­cur­sos pe­tro­lí­fe­ros, ba­se­a­da na ex­pe­ri­ên­cia no­ru­e­gue­sa”, dis­se que as au­to­ri­da­des do seu país mantêm um diá­lo­go per­ma­nen­te com as com­pa­nhi­as pe­tro­lí­fe­ras no­ru­e­gue­sas que ope­ram em An­go­la, en­co­ra­jan­do-as a cum­prir com os re­gu­la­men­tos e as leis do país.

Se­gun­do a es­pe­ci­a­lis­ta, na No­ru­e­ga não exis­te cor­rup­ção nas com­pa­nhi­as que ope­ram em blo­cos de pro­du­ção, ta­re­fa de gran­de res­pon­sa­bi­li­da­de que re­quer mui­to ri­gor. “Não te­mos cor­rup­ção a ní­vel do Go­ver­no”, afir­mou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.