Re­pos­to for­ne­ci­men­to de ener­gia a Me­non­gue

Jornal de Angola - - REGIÕES - We­za Pas­co­al | Me­non­gue

O for­ne­ci­men­to de ener­gia eléc­tri­ca à ci­da­de de Me­non­gue, pro­vín­cia do Cu­an­do Cu­ban­go, foi res­ta­be­le­ci­do on­tem ape­nas em cer­ca de 20 por cen­to, de­pois de um in­cên­dio re­gis­ta­do na cen­tral tér­mi­ca, na noi­te de ter­ça-fei­ra.

Se­gun­do o res­pon­sá­vel da cen­tral tér­mi­ca, Ernesto Tchs­sin­gui, a ci­da­de es­tá a ser ali­men­ta­da ape­nas com 2.14 me­gawatts, dos 10 que cons­ti­tu­em a ca­pa­ci­da­de do gru­po de ge­ra­do­res. “A equi­pa téc­ni­ca da Pro­del con­se­guiu re­pa­rar dois ge­ra­do­res dos se­te exis­ten­tes na cen­tral, por­tan­to, são ape­nas es­tes dois que es­tão a for­ne­cer ener­gia, daí que só o cen­tro da ci­da­de es­te­ja a ser abas­te­ci­do. Acre­di­ta­mos que, nas pró­xi­mas ho­ras, mais dois ge­ra­do­res vão en­trar em fun­ci­o­na­men­to”, ga­ran­tiu ao Jor­nal de An­go­la.

“Fa­re­mos por co­lo­car em fun­ci­o­na­men­to”, pros­se­guiu, “qua­tro ge­ra­do­res pa­ra que te­nha­mos uma pro­du­ção de pou­co mais de 50 por cen­to de me­gawatts e, des­te mo­do, ga­ran­tir ener­gia a uma gran­de par­te da ci­da­de. De­vo adi­an­tar que um dos ge­ra­do­res fi­cou to­tal­men­te da­ni­fi­ca­do, cu­ja re­cu­pe­ra­ção pas­sa pe­la subs­ti­tui­ção do mo­tor e ou­tros equi­pa­men­tos.”

O vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra a área Téc­ni­ca e In­fra-es­tru­tu­ras, Ben­to Xa­vi­er, dis­se que a ci­da­de de Me­non­gue dei­xa­rá de ter cons­tan­tes in­ter­rup­ções de for­ne­ci­men­to de ener­gia quan­do ter­mi­na­rem as obras da no­va cen­tral tér­mi­ca. “A no­va cen­tral, cu­jas obras não têm da­ta de con­clu­são, vai pro­du­zir 50 me­gawatts de ener­gia eléc­tri­ca, por­tan­to, te­rá ca­pa­ci­da­de pa­ra for­ne­cer to­da a ci­da­de de for­ma inin­ter­rup­ta”, dis­se.

Ben­to Xa­vi­er dis­se que o Go­ver­no da pro­vín­cia es­tá a en­vi­dar es­for­ços pa­ra ad­qui­rir os aces­só­ri­os pa­ra a re­cu­pe­ra­ção de ou­tros ge­ra­do­res ava­ri­a­dos. “Não per­de­mos de vis­ta que as uni­da­des sa­ni­tá­ri­as e o sis­te­ma de cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção de água tam­bém em Me­non­gue só fun­ci­o­nam com ener­gia eléc­tri­ca, daí a pre­o­cu­pa­ção de re­sol­ver­mos es­ta ques­tão o mais rá­pi­do pos­sí­vel”, su­bli­nhou.

NICOLAU VAS­CO | EDIÇÕESNOVEMBRO | ME­NON­GUE

Ci­da­de de Me­non­gue con­ti­nua par­ci­al­men­te às es­cu­ras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.