Mú­si­ca e dan­ça des­fi­lam ho­je na en­tre­ga de pré­mi­os

Os ga­lar­do­a­dos da edi­ção 2018 do Pré­mio Na­ci­o­nal de Cul­tu­ra e Ar­tes recebem es­ta noi­te os tro­féus

Jornal de Angola - - CULTURA - Ma­nu­el Al­ba­no

Pe­dri­to, Afri­ca­ni­ta, Kya­ku Kya­daff e Ki­zua Gour­gel es­tão en­tre os can­to­res con­vi­da­dos a ac­tu­ar ho­je, às 20h00, no Ci­ne Tro­pi­cal, em Lu­an­da, na ga­la de en­tre­ga de tro­féus aos ven­ce­do­res do Pré­mio Na­ci­o­nal de Cul­tu­ra e Ar­tes (PNCA), edi­ção 2018.

O es­pec­tá­cu­lo de va­ri­e­da­de (mú­si­ca e dan­ça) vai con­tar com a ac­tu­a­ção dos can­to­res lí­ri­cos Ema­nu­el Men­des e Hér­man. To­dos os ar­tis­tas e o con­vi­da­do surpresa vão ser acom­pa­nha­dos ins­tru­men­tal­men­te pe­la Ban­da Ma­ra­vi­lha, in­for­mou uma fon­te da or­ga­ni­za­ção da ga­la.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, o se­cre­tá­rio-ge­ral do PNCA, Luís Sor­te, ga­ran­tiu que na mo­da­li­da­de da dan­ça fo­ram con­vi­da­dos os gru­pos tra­di­ci­o­nais Ma­rin­ga da pro­vín­cia de Cabinda e o Bal­let Na­ci­o­nal, que vão apre­sen­tar um es­pec­tá­cu­lo mui­to ani­ma­do, ten­do em con­ta o tra­ba­lho de pes­qui­sa que am­bos os gru­pos têm de­sen­vol­vi­do na pre­ser­va­ção e valorização dos rit­mos das vá­ri­as re­giões do país.

Luís Sor­te adi­an­tou que se es­ti­ma a pre­sen­ça de 300 pes­so­as pa­ra tes­te­mu­nha­rem a en­tre­ga dos pré­mi­os aos ven­ce­do­res do PNCA, cu­jo en­saio ge­ral foi re­a­li­za­do on­tem. “O lo­cal es­tá a ser pre­pa­ra­do por for­ma a ga­ran­tir um es­pec­tá­cu­lo que es­te­ja à al­tu­ra dos dis­tin­gui­dos.”

Na ga­la, de apro­xi­ma­da­men­te uma ho­ra e meia, a mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Ca­ro­li­na Cer­quei­ra, na qua­li­da­de de an­fi­triã, é uma das pre­sen­ças ga­ran­ti­das.

Men­ção Hon­ro­sa e dis­tin­ção

O Jú­ri do Pré­mio Na­ci­o­nal de Cul­tu­ra e Ar­tes, edi­ção de 2018, atri­buiu es­te ano, pe­la pri­mei­ra vez na his­tó­ria do con­cur­so, uma Men­ção Hon­ro­sa a tí­tu­lo pós­tu­mo ao pro­fes­sor Ja­ka Jamba, pe­los seus fei­tos a ní­vel da for­ma­ção do no­vo ci­da­dão an­go­la­no, agre­gan­do ao co­nhe­ci­men­to o sen­ti­do de al­te­ri­da­de, o res­pei­to e a valorização dos an­go­la­nos e an­go­la­nas, en­quan­to ba­se do de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no e sus­ten­tá­vel.

Es­te ano, o jú­ri dis­tin­guiu o po­e­ta Vi­ri­a­to da Cruz, a tí­tu­lo pós­tu­mo, na ca­te­go­ria de Li­te­ra­tu­ra, Wal­de­mar Bas­tos, na Mú­si­ca, Ki­dá, nas Ar­tes Vi­su­ais e Plás­ti­cas, o gru­po Ngui­za­ne Tu­xi­ka­ne, no Te­a­tro, Sa­ka­ne­no João de Deus, na Dan­ça, Mi­sa­el Fi­li­pe de Al­mei­da, à tí­tu­lo pós­tu­mo, no Ci­ne­ma e Au­di­o­vi­su­ais, Fi­del Raul Car­mo Reis, em In­ves­ti­ga­ção em Ci­ên­ci­as Hu­ma­nas e So­ci­ais,ao pro­gra­ma te­le­vi­si­vo “Tu­do e Mais”, no Jor­na­lis­mo Cul­tu­ral, e os Ba­ka­mas de Cabinda, nas Fes­ti­vi­da­des Cul­tu­rais Po­pu­la­res.

KINDALA MA­NU­EL | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Pe­dri­to é um dos ar­tis­tas con­vi­da­dos pa­ra ani­mar a ga­la es­ta noi­te no ci­ne Tro­pi­cal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.