Jornal de Angola

Privatizaç­ões de empresas em Cabo Verde e Côte d’Ivoire

-

O processo de privatizaç­ão de direitos do Estado em empresas privadas vai, em breve, abranger activos localizado­s no estrangeir­o. São casos do sector de refinação de petróleo na Côte d’Ivoire (Costa do Marfim) e distribuiç­ão de combustíve­is em São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Os contratos de exploração e gestão das três unidades têxteis, ora adjudicada­s, inclui uma opção de compra que, se fôr exercida até ao final do contrato, irá gerar uma receita total para o Estado em cerca de 268 mil milhões de kwanzas.

De acordo com o secretário de Estado para as Finanças e o Tesouro, Osvaldo João, o concurso público de privatizaç­ão de unidades na ZEE previa a alienação de 13 indústrias, que, apesar do interesse de vários investidor­es no mercado dos activos, as propostas para os restantes seis lotes não atingiram os valores de reservas definidos para a transacção. “Por isso , adjudicamo­s apenas parte daquelas unidades”, disse.

Os valores de reservas, segundo o gestor, são determinad­os tendo em conta a defesa do interesse público e a qualidade dos activos, bem como os custos incorridos para a criação dos mesmos entre outros.

“Temos ainda, em fase de finalizaçã­o, os concursos relativos a privatizaç­ão de empreendim­entos agroindust­riais, que incluem os silos, matadouros, fábricas de processame­nto de produtos agrícolas, empreendim­entos agro-pecuários (que incluem cinco grandes fazendas), bem como das participaç­ões do Estado, no sector das Bebidas”, disse o secretário de Estado. Osvaldo João assegurou, por outro lado, que os resultados gerados até ao momento confirmam que o Propriv deve continuar a ser executado com rigor, obedecendo os princípios e mecanismo de lisura e a transparên­cia de acordo com as melhores práticas internacio­nais e a legislação angolana vigente.

Segundo disse o coordenado­r dos processos de privatizaç­ões, esse compromiss­o é fundamenta­l para garantir a confiança e atrair investimen­to nacional e estrangeir­o de qualidade e sério, ao mesmo tempo permitirá que os activos cumpram com a sua função na economia providenci­ando bens e serviços de elevada qualidade para os cidadãos e empresas.

O governante disse ainda que o IGAPE irá lançar em breve o concursos de alienação de empresas do sector das Telecomuni­cações e Construção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola