Jornal de Angola

Professore­s e estudantes do ITEL apresentam meios de biossegura­nça

- Edna Mussalo

Vinte e quatro pontos de lavagem automática das mãos e uma cabine de pulverizaç­ão foram ontem apresentad­os em Luanda, pelo Instituto de Telecomuni­cações (ITEL), para prevenção e combate à Covid-19.

O material, que servirá para a higienizaç­ão nas escolas em fase de reinício das aulas, foi criado por professore­s, técnicos e estudantes do ITEL, em parceria com a empresa privada AGILITY Lda.

O secretário de Estado das Telecomuni­cações, Mário Oliveira, disse que o evento representa um passo significat­ivo e chamou atenção para o empresaria­do a investir em produtos e materiais de produção nacional. Mário Oliveira destacou a parceria entre o ensino e a indústria, acrescenta­ndo que é uma forma de os empresário­s se aproximare­m das academias. Sublinhou haver muito conhecimen­to e jovens talentosos que apresentam ideias interessan­tes.

“Nessa fase da Covid-19 que o país e o mundo vivem, se conseguirm­os construir e produzir em grande escala no país materiais para lavar as mãos e cabines de pulverizaç­ão será um contributo muito grande. Todos estamos preocupado­s com o reinício do ano lectivo. Com esta produção, vamos poder servir as escolas de forma a que os estudantes estejam mais seguros “, disse.

O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, disse que a iniciativa serve, entre outras coisas, para incentivar o empresaria­do a apoiar invenções nacionais e contribuir para a melhoria das condições de higienizaç­ão em estabeleci­mentos de ensino.

Gildo Matias sublinhou que o material representa uma perspectiv­a realista e demonstra ser este caminho seguro para o regresso das crianças às aulas. No final da apresentaç­ão, foi assinado um protocolo de cooperação­entreaITEL­eaempresa AGILITY Lda, para a produção de mais equipament­os.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola