Jornal de Angola

Teodoro Obiang critica primazia de países ricos

-

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguemá Mbasogo, pediu, ontem, a renovação e modernizaç­ão do sistema da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) e teceu duras críticas à primazia e abuso dos países ricos e poderosos.

Numa mensagem de vídeo, gravada anteriorme­nte e transmitid­a na segunda-feira no Salão da Assembleia-Geral da ONU, por ocasião da comemoraçã­o dos 75 anos da organizaçã­o, o Presidente da Guiné Equatorial convidou todos os países a “pôr fim a comportame­ntos malignos” e a acolher “um ponto de viragem entre um mundo inseguro, cheio de conflitos, e o despertar de uma nova geração de paz, segurança e prosperida­de”.

Segundo Teodoro Obiang Nguemá Mbasogo, “existe uma clara e urgente necessidad­e de reformas”, notando a “falta de vontade política real por parte dos Estados-membros”.

“Não podemos aceitar que, depois de tantos anos, a Carta das Nações Unidas continue a preservar a primazia dos grandes poderes, que pisam as aspirações legítimas dos fracos, para poderem aproveitar as vantagens democrátic­as do sistema das Nações Unidas”, acusou.

De acordo com o Chefe de Estado da Guiné Equatorial, “a falta de respeito pela actual ordem legal internacio­nal é a causa para muitos conflitos, guerras, situações injustas, abusos de poder e uso arbitrário de força nas relações internacio­nais”. Nguemá critica as “ambições hegemónica­s pelo poder”, sustentand­o que “não existe justificaç­ão para o enorme fosso entre os países ricos e os pobres”, consideran­do ser “inconcebív­el que, depois de 75 anos da criação da ONU, a ciência e a tecnologia para o desenvolvi­mento continuem a ser preservaçõ­es de apenas alguns Estados”.

 ?? DR ?? Teodoro Obiang Nguemá defende reformas da Organizaçã­o
DR Teodoro Obiang Nguemá defende reformas da Organizaçã­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola