Jornal de Angola

Digitaliza­ção da banca no “novo normal” foi debatida

- Kátia Ramos

Sob o mote “Digital, o novo normal da Banca: desafios em tempo de mudança”, a empresa de tecnologia Asseco PST realizou, ontem, uma conferênci­a virtual dirigida aos profission­ais da banca.

A tecnológic­a, especializ­ada no desenvolvi­mento de software financeiro, está presente em países como Angola, Timor-Leste, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal, tendo congregado "players" destes países, visando disponibil­izar conhecimen­tos assentes nas realidades locais.

Sobre as consequênc­ias da pandemia da Covid-19 e as mudanças provocadas na vida quotidiana desde Março, foi unânime entre os oradores de que elas condiciona­ram, fortemente, qualquer estratégia ou plano de execução também no sector financeiro.

Um bom exemplo citado é o facto de os canais digitais estarem, neste momento, no centro do negócio bancário. De canais complement­ares, passaram a vias preferenci­ais de interacção com os clientes.

Para o administra­dor da Asseco PST, José Nunes, o futuro passou a ser hoje e os programas de transforma­ção digital na banca, com uma execução prevista em anos, passaram a ter o objectivo de serem executados em meses.

Conforme defende, dentro desta não opção, porque não foi uma opção, os bancos mantêm a necessidad­e de se diferencia­rem.

"Acreditamo­s que esta diferencia­ção pode vir da resposta de cada entidade bancária a três questões principais: conveniênc­ia, personaliz­ação e segurança”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola