Jornal de Angola

Di­gi­ta­li­za­ção da ban­ca no “no­vo nor­mal” foi de­ba­ti­da

- Ká­tia Ra­mos Banking · Angola · Timor-Leste · Mozambique · Cape Verde · Sao Tome and Principe · Portugal · Sao Tome

Sob o mo­te “Di­gi­tal, o no­vo nor­mal da Ban­ca: de­sa­fi­os em tem­po de mu­dan­ça”, a em­pre­sa de tec­no­lo­gia As­se­co PST re­a­li­zou, on­tem, uma con­fe­rên­cia vir­tu­al di­ri­gi­da aos pro­fis­si­o­nais da ban­ca.

A tec­no­ló­gi­ca, es­pe­ci­a­li­za­da no de­sen­vol­vi­men­to de soft­ware fi­nan­cei­ro, es­tá pre­sen­te em paí­ses co­mo An­go­la, Ti­mor-Les­te, Moçambique, Ca­bo Ver­de, São To­mé e Prín­ci­pe e Por­tu­gal, ten­do con­gre­ga­do "players" des­tes paí­ses, vi­san­do dis­po­ni­bi­li­zar co­nhe­ci­men­tos as­sen­tes nas re­a­li­da­des lo­cais.

So­bre as con­sequên­ci­as da pan­de­mia da Co­vid-19 e as mu­dan­ças pro­vo­ca­das na vi­da quo­ti­di­a­na des­de Mar­ço, foi unâ­ni­me en­tre os ora­do­res de que elas con­di­ci­o­na­ram, for­te­men­te, qual­quer es­tra­té­gia ou pla­no de exe­cu­ção tam­bém no sec­tor fi­nan­cei­ro.

Um bom exem­plo ci­ta­do é o fac­to de os ca­nais di­gi­tais es­ta­rem, nes­te mo­men­to, no cen­tro do ne­gó­cio ban­cá­rio. De ca­nais com­ple­men­ta­res, pas­sa­ram a vi­as pre­fe­ren­ci­ais de in­te­rac­ção com os cli­en­tes.

Pa­ra o ad­mi­nis­tra­dor da As­se­co PST, Jo­sé Nu­nes, o fu­tu­ro pas­sou a ser ho­je e os pro­gra­mas de trans­for­ma­ção di­gi­tal na ban­ca, com uma exe­cu­ção pre­vis­ta em anos, pas­sa­ram a ter o ob­jec­ti­vo de se­rem exe­cu­ta­dos em me­ses.

Con­for­me de­fen­de, den­tro des­ta não op­ção, por­que não foi uma op­ção, os ban­cos man­têm a ne­ces­si­da­de de se di­fe­ren­ci­a­rem.

"Acre­di­ta­mos que es­ta di­fe­ren­ci­a­ção po­de vir da res­pos­ta de ca­da en­ti­da­de ban­cá­ria a três ques­tões prin­ci­pais: con­ve­ni­ên­cia, per­so­na­li­za­ção e se­gu­ran­ça”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola