Jornal de Angola

Ci­da­de de Louis­vil­le es­tá sob emer­gên­cia

- Crime · Louisville · United States of America

A ci­da­de nor­te-ame­ri­ca­na de Louis­vil­le, Ken­tucky, en­con­tra-se sob Es­ta­do de Emer­gên­cia en­quan­to es­pe­ra a de­ci­são da Pro­cu­ra­do­ria so­bre acu­sa­ção ou não dos agen­tes da Po­lí­cia que ma­ta­ram a afro-ame­ri­ca­na Bre­o­na Tay­lor.

O au­tar­ca da ci­da­de, Greg Fis­cher, dis­se que a me­di­da in­cluiu a proi­bi­ção de circulação au­to­mó­vel no cen­tro da ci­da­de.

Bre­o­na Tay­lor, mé­di­ca de 26 anos, foi atin­gi­da a ti­ro pe­la Po­lí­cia no dia 13 de Mar­ço e con­ver­teu-se num sím­bo­lo da lu­ta con­tra o ra­cis­mo e a bru­ta­li­da­de po­li­ci­al nos Es­ta­dos Uni­dos.

A ci­da­dã foi mor­ta de­pois de três agen­tes en­tra­rem na ca­sa on­de re­si­dia, em Louis­vil­le, e que apre­sen­ta­ram, su­pos­ta­men­te, um man­da­do de bus­ca por es­tu­pe­fa­ci­en­tes que não fo­ram en­con­tra­dos.

Ape­sar de se des­co­nhe­cer a da­ta em que vai ser co­nhe­ci­da a de­ci­são dos pro­cu­ra­do­res, a zo­na do cen­tro da ci­da­de, on­de ha­bi­tu­al­men­te de­cor­rem as ma­ni­fes­ta­ções con­tra o ra­cis­mo en­con­tra-se cer­ca­da de bar­rei­ras, as­sim co­mo fo­ram in­cre­men­ta­das me­di­das de se­gu­ran­ça jun­to ao edi­fí­cio do Tri­bu­nal fe­de­ral.

"O nos­so ob­jec­ti­vo é ga­ran­tir es­pa­ço e dar opor­tu­ni­da­de aos po­ten­ci­ais ma­ni­fes­tan­tes pa­ra que se reú­nam e ex­pres­sem os di­rei­tos con­ce­di­dos pe­la Pri­mei­ra Emen­da", dis­se Greg Fis­cher atra­vés de co­mu­ni­ca­do.

"Es­ta­mos a pre­pa­rar-nos pa­ra qual­quer even­tu­a­li­da­de e que­re­mos to­dos a sal­vo", acres­cen­ta o do­cu­men­to.

Greg Fis­cher fri­sa que des­co­nhe­ce o sen­ti­do da de­ci­são da Pro­cu­ra­do­ria.

A mor­te de Tay­lor, as­sim co­mo o as­sas­si­na­to de Ge­or­ge Floyd, um nor­te-ame­ri­ca­no de ra­ça ne­gra em Maio, de­sen­ca­de­ou uma va­ga de pro­tes­tos que exi­giu jus­ti­ça con­tra o ra­cis­mo e os ex­ces­sos pra­ti­ca­dos pe­las for­ças da or­dem.

 ?? DR ?? Ci­da­dãos con­ti­nu­am a exi­gir jus­ti­ça con­tra a bru­ta­li­da­da­de da Po­lí­cia
DR Ci­da­dãos con­ti­nu­am a exi­gir jus­ti­ça con­tra a bru­ta­li­da­da­de da Po­lí­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola