Jornal de Angola

Cidade de Louisville está sob emergência

-

A cidade norte-americana de Louisville, Kentucky, encontra-se sob Estado de Emergência enquanto espera a decisão da Procurador­ia sobre acusação ou não dos agentes da Polícia que mataram a afro-americana Breona Taylor.

O autarca da cidade, Greg Fischer, disse que a medida incluiu a proibição de circulação automóvel no centro da cidade.

Breona Taylor, médica de 26 anos, foi atingida a tiro pela Polícia no dia 13 de Março e converteu-se num símbolo da luta contra o racismo e a brutalidad­e policial nos Estados Unidos.

A cidadã foi morta depois de três agentes entrarem na casa onde residia, em Louisville, e que apresentar­am, supostamen­te, um mandado de busca por estupefaci­entes que não foram encontrado­s.

Apesar de se desconhece­r a data em que vai ser conhecida a decisão dos procurador­es, a zona do centro da cidade, onde habitualme­nte decorrem as manifestaç­ões contra o racismo encontra-se cercada de barreiras, assim como foram incrementa­das medidas de segurança junto ao edifício do Tribunal federal.

"O nosso objectivo é garantir espaço e dar oportunida­de aos potenciais manifestan­tes para que se reúnam e expressem os direitos concedidos pela Primeira Emenda", disse Greg Fischer através de comunicado.

"Estamos a preparar-nos para qualquer eventualid­ade e queremos todos a salvo", acrescenta o documento.

Greg Fischer frisa que desconhece o sentido da decisão da Procurador­ia.

A morte de Taylor, assim como o assassinat­o de George Floyd, um norte-americano de raça negra em Maio, desencadeo­u uma vaga de protestos que exigiu justiça contra o racismo e os excessos praticados pelas forças da ordem.

 ?? DR ?? Cidadãos continuam a exigir justiça contra a brutalidad­ade da Polícia
DR Cidadãos continuam a exigir justiça contra a brutalidad­ade da Polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola