Jornal de Angola

Fe­nó­me­no exi­ge se­ri­e­da­de na abor­da­gem

- Democratic Republic of Congo · Republic of Congo

Aten­ta ao fe­nó­me­no, a che­fe do Ser­vi­ço Pro­vin­ci­al do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal da Cri­an­ça (INAC), na Lunda-Nor­te, pe­de às fa­mí­li­as e ou­tras ins­ti­tui­ções pa­ra que en­ca­rem a no­va re­a­li­da­de com a se­ri­e­da­de que se im­põe.

Ma­da­le­na Alen­te­jo apon­tou a po­bre­za, acu­sa­ção de prá­ti­cas de fei­ti­ça­ria, fu­ga à pen­são de ali­men­tos por con­ta da se­pa­ra­ção dos pro­ge­ni­to­res e aban­do­no fa­mi­li­ar co­mo prin­ci­pais cau­sas que dei­xam os me­no­res em si­tu­a­ção de de­sam­pa­ro.

Ma­da­le­na Alen­te­jo in­di­cou que tam­bém há re­gis­to de cri­an­ças oriun­das da RDC em si­tu­a­ção mi­gra­tó­ria ile­gal. Mui­tas de­las, es­cla­re­ceu, en­tram no ter­ri­tó­rio na Lun­daNor­te pe­las mãos dos adul­tos, so­bre­tu­do no pe­río­do da qua­dra fes­ti­va e aca­bam sub­me­ti­das à ac­ti­vi­da­de co­mer­ci­al na zo­na en­vol­ven­te ao pos­to fron­tei­ri­ço.

“A ex­plo­ra­ção em acções co­mer­ci­ais nas fron­tei­ras tem si­do a prin­ci­pal cau­sa do aban­do­no das cri­an­ças da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go nas ru­as do Dun­do e nos mu­ni­cí­pi­os di­a­man­tí­fe­ros”, afir­mou.

Ao INAC, se­gun­do Ma­da­le­na Alen­te­jo, che­gam tam­bém quei­xas con­tra mar­gi­nais que, apro­vei­tan­do-se das fra­gi­li­da­des das cri­an­ças, usam­nas em acções cri­mi­no­sas, no­me­a­da­men­te as­sal­tos às re­si­dên­ci­as e es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais, le­van­do mui­tas a es­tar em per­ma­nen­te con­fli­to com a lei.

“Até ao mês de Ju­lho, ti­ve­mos no­ve ca­sos de cri­an­ças em con­fli­to com a lei. Es­ti­ve­ram em au­di­ên­cia no jul­ga­do de me­no­res, mas por fal­ta de cen­tro de aco­lhi­men­to e co­mis­são tu­te­lar fo­ram de­vol­vi­das à co­mu­ni­da­de. Con­tu­do, exis­te o ris­co de vol­ta­rem a co­me­ter cri­mes”, dis­se.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola