Jornal de Angola

Pa­tri­mó­nio cul­tu­ral e re­a­bi­li­ta­ção ur­ba­na é te­ma de aná­li­se

- Má­rio Cohen Travel · Memorial · Agostinho Neto · Luanda · University of Coimbra · Portugal · Lisbon · Angola · Brazil · Porto · Futebol Clube do Porto · Madrid · Coimbra

“Pa­tri­mó­nio Cul­tu­ral e a Re­a­bi­li­ta­ção Ur­ba­na. Um Ca­mi­nho pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to do Tu­ris­mo em Ci­da­des His­tó­ri­cas” é o tí­tu­lo do pri­mei­ro li­vro do do­cen­te universitá­rio Bum­ba Cas­tro, que é apre­sen­ta­do ama­nhã, às 15h30, no Memorial An­tó­nio Agos­ti­nho Ne­to, em Lu­an­da.

O li­vro, re­sul­tan­te da te­se de dou­to­ra­men­to do au­tor, no curso de Tu­ris­mo e Cul­tu­ra, apre­sen­ta­da em 2018, na Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, em Por­tu­gal, traz a chan­ce­la da Lis­bon In­ter­na­ci­o­nal Press. Pu­bli­ca­do pe­la pri­mei­ra vez em Lis­boa, no mês de Ja­nei­ro, o li­vro foi lan­ça­do pa­ra dar mais con­tri­bu­tos em re­la­ção a di­men­são iden­ti­tá­ria do pa­tri­mó­nio cul­tu­ral.

Pa­ra o au­tor, es­ta di­men­são iden­ti­tá­ria é um ins­tru­men­to im­pul­si­o­na­dor de de­sen­vol­vi­men­to de pro­jec­tos em ci­da­des his­tó­ri­cas, vi­san­do a con­ser­va­ção e tam­bém a ge­ra­ção de mais­va­li­as eco­nó­mi­cas, so­ci­ais e cul­tu­rais.

“O li­vro vem dar gran­de con­tri­bu­to ao me­lhor apro­vei­ta­men­to do pa­tri­mó­nio cul­tu­ral e do tu­ris­mo, atra­vés da cri­a­ção de opor­tu­ni­da­des de re­vi­ta­li­za­ção eco­nó­mi­ca e ten­do em con­ta a me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da dos ha­bi­tan­tes”, dis­se o au­tor, on­tem, ao Jor­nal de An­go­la.

Ac­tu­al­men­te a ser co­mer­ci­a­li­za­do no Bra­sil e Por­tu­gal, o li­vro vol­ta a ser ven­di­do, sá­ba­do e do­min­go, no Lar­go do Por­to de Lu­an­da, das 10h00 às 18h00, na Fei­ra da Hu­ma­ni­za­ção Eco­nó­mi­ca So­li­dá­ria e Tu­ris­mo.

Com uma ti­ra­gem de 350 exem­pla­res, o li­vro faz uma aná­li­se so­bre o pa­tri­mó­nio cul­tu­ral, en­rai­za­do nos cen­tros his­tó­ri­cos, que po­de ser vis­to co­mo in­du­tor de pla­nos de de­sen­vol­vi­men­to lo­cal, com o tu­ris­mo em po­si­ção de des­ta­que.

Li­cen­ci­a­do em Di­rec­ção e Ges­tão Ho­te­lei­ra, pe­la Es­co­la Su­pe­ri­or de Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo do Es­to­ril, Bum­ba Cas­tro é es­pe­ci­a­lis­ta em Ad­mi­nis­tra­ção de Em­pre­sas Tu­rís­ti­cas e La­zer, pe­la Uni­ver­si­da­de Po­li­téc­ni­ca de Ma­drid, e Dou­to­ra­do em Tu­ris­mo e Cul­tu­ra, pe­la Uni­ver­si­da­de de Coim­bra.

Ao lon­go da sua car­rei­ra foi qua­dro do Mi­nis­té­rio do Tu­ris­mo e ac­tu­al­men­te é o res­pon­sá­vel da Es­co­la Su­pe­ri­or de For­ma­ção Ho­te­lei­ra, do Mi­nis­té­rio do En­si­no Su­pe­ri­or. Tem de­sen­vol­vi­do tra­ba­lhos de in­ves­ti­ga­ção a ní­vel do tu­ris­mo, pa­tri­mó­nio cul­tu­ral e de­sen­vol­vi­men­to re­gi­o­nal e ur­ba­no. Ao lon­go dos anos pro­du­ziu vá­ri­os ar­ti­gos so­bre es­tes te­mas, as­sim co­mo tem mi­nis­tra­do pa­les­tras, se­mi­ná­ri­os e par­ti­ci­pa­do em en­con­tros na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais so­bre o tu­ris­mo.

 ?? DR ?? Bum­ba Cas­tro (à es­quer­da) fez a apre­set­na­ção ofi­ci­al do li­vro em Lis­boa no mês de Ja­nei­ro
DR Bum­ba Cas­tro (à es­quer­da) fez a apre­set­na­ção ofi­ci­al do li­vro em Lis­boa no mês de Ja­nei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola