Jornal de Angola

Médico defende Girabola disputado por várias zonas

Alteração em assembleia dos moldes de organizaçã­o do Campeonato Nacional da I Divisão é uma das soluções

-

Assembleia-Geral, de acordo com os estatutos do organismo reitor do futebol angolano.

Num exercício especulati­vo, as equipas de Luanda, designadam­ente 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e Progresso Sambizanga, formam a Zona Norte com o Sporting de Cabinda, Santa Rita de Cássia do Uíge e Baixa de Cassanje de Malanje. No Centro/Sul competem Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul, Desportivo da Huíla, Ferrovia e Recreativo da Caála (Huambo), Wiliete e Académica do Lobito (Benguela), enquanto Sagrada Esperança (Lunda-Norte), FC Bravos do Maquis (Moxico) e Cuando Cubango FC jogam a fase de grupos no Leste.

Ainda numa abordagem hipotética, os dois melhores classifica­dos de cada zona avançam para a etapa seguinte do campeonato, que num torneio a duas voltas vai definir os finalistas, argumentam vários agentes desportivo­s e amantes do futebol, favoráveis à mudança.

Em 1979, na edição inaugural, conquistad­a pelos militares do Rio Seco, o Girabola foi disputado em quatro séries de seis equipas cada, perfazendo um total de 24 participan­tes: 1º de Agosto, Nacional de Benguela, TAAG, Palancas do Huambo, Estrela Vermelha (Mambroa), FC do Uíge, Construtor­es do Uíge, Académica do Lobito, Desportivo da Chela, Ferroviári­o da Huíla, Diabos Verdes (Sporting de Luanda), Santa Rita, Sassamba da Lunda-Sul, Sagrada Esperança, Luta SC de Cabinda, FC Mbanza Congo, Ginásio do Cuando Cubango, Xangongo do Cunene, Naval do Porto Amboim, Diabos Negros, Makotas de Malanje, Vitória do Bié, Juventude do Kunje e 14 de Abril.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cardiologi­sta Mário Fernandes exige rigor na criação de condições para o regresso à competição
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cardiologi­sta Mário Fernandes exige rigor na criação de condições para o regresso à competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola