Pas­cal N’Gu­es­san apoia a “de­so­be­di­ên­cia ci­vil”

Jornal de Angola - - Mundo -

O ex-Pri­mei­ro-Mi­nis­tro da Cos­ta do Mar­fim Pas­cal Af­fi N'Gu­es­san, can­di­da­to às elei­ções pre­si­den­ci­ais de 31 de Ou­tu­bro, dis­se, quar­ta­fei­ra, que subs­cre­veu o ape­lo pa­ra a de­so­be­di­ên­cia ci­vil, lan­ça­do no do­min­go por ou­tro can­di­da­to, o an­ti­go Pre­si­den­te Hen­ri Ko­nan Bé­dié, no­ti­ci­ou a AFP.

O ape­lo de Bé­dié foi fei­to após a de­ci­são do Con­se­lho Cons­ti­tu­ci­o­nal de va­li­dar a can­di­da­tu­ra a um po­lé­mi­co ter­cei­ro man­da­to do ac­tu­al Pre­si­den­te, Alas­sa­ne Ou­at­ta­ra, e após a re­jei­ção de 40 das 44 can­di­da­tu­ras, in­cluin­do as do an­ti­go Che­fe de Es­ta­do Lau­rent Gbag­bo e do ex-lí­der re­bel­de e ex-Pri­mei­ro-Mi­nis­tro Guil­lau­me So­ro.

“Pe­ran­te a di­ta­du­ra de Alas­sa­ne Ou­at­ta­ra subs­cre­vo to­tal­men­te a de­so­be­di­ên­cia de­fen­di­da por Hen­ri Ko­nan Bé­dié e to­das as for­ças po­lí­ti­cas e so­ci­ais da Cos­ta do Mar­fim”, re­al­çou Pas­cal Af­fi N’Gu­es­san, ci­ta­do pe­la agên­cia AFP. N’Gu­es­san foi Pri­mei­roMi­nis­tro du­ran­te o man­da­to de Lau­rent Gbag­bo, com quem man­tém re­la­ções con­fli­tu­o­sas há vá­ri­os anos.

“Em no­me da FPI [Fren­te Po­pu­lar da Cos­ta do Mar­fim] ape­lo a to­dos os mar­fi­nen­ses que amam a paz, a li­ber­da­de e a de­mo­cra­cia, pa­ra que es­te­jam pron­tos a to­mar ac­ções con­cre­tas”, acres­cen­tou o can­di­da­to que nas elei­ções pre­si­den­ci­ais de 2015 fi­cou no se­gun­do lu­gar, com 9,29 por cen­to dos vo­tos. O po­lí­ti­co é le­gal­men­te o pre­si­den­te da FPI, fun­da­da por Lau­rent Gbag­bo, mas é con­tes­ta­do por uma fac­ção de apoi­an­tes fiéis a es­te úl­ti­mo, os ‘Gor’ (Gbag­bo ou na­da), que não o re­co­nhe­ce co­mo lí­der. Pas­cal N ’Gu­es­san des­car­tou tam­bém qu­al­quer in­ten­ção de boi­co­te às elei­ções, de­fen­den­do que quer “lu­tar por uma elei­ção jus­ta e trans­pa­ren­te”.

DR

Opo­si­ção ivoi­ri­en­se man­tém pres­são a Alas­sa­ne Ou­at­ta­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.