306 pro­pos­tas de in­ves­ti­men­to em dois anos

Jornal de Angola - - Economia - Adé­ri­to Ve­lo­so

A Agên­cia de In­ves­ti­men­to Pri­va­do e Pro­mo­ção das Ex­por­ta­ções (AIPEX) re­gis­tou, des­de 2018, 306 pro­pos­tas de in­ves­ti­men­to pri­va­do, em­bo­ra es­te ano, se com­pa­ra­do com o ano pas­sa­do, te­nha ha­vi­do uma que­bra de 40 por cen­to.

Em de­cla­ra­ções re­cen­tes ao Jor­nal de Angola, em Lu­an­da, o pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da AIPEX, An­tó­nio Hen­ri­ques da Sil­va, dis­se que ape­sar des­ta que­da, pro­vo­ca­da pe­la ac­tu­al con­jun­tu­ra mun­di­al, ain­da as­sim a ins­ti­tui­ção, vo­ca­ci­o­na­da pa­ra a atrac­ção do in­ves­ti­men­to pri­va­do, tem apro­vei­ta­do ao má­xi­mo as pla­ta­for­mas exis­ten­tes pa­ra de­sen­vol­ver as ac­ti­vi­da­des.

“Do pon­to de vis­ta da nos­sa ca­pa­ci­da­de de in­te­rac­ção com os po­ten­ci­ais in­ter­lo­cu­to­res ou pro­mo­to­res de pro­jec­tos hou­ve um au­men­to. Com a in­ter­ven­ção das vi­de­o­con­fe­rên­ci­as, num mes­mo mo­men­to, po­de­mos fa­lar com de­ze­nas ou cen­te­nas de in­ter­lo­cu­to­res”, apon­tou.

As em­pre­sas são a fon­te de cri­a­ção de em­pre­go e sus­ten­ta­bi­li­da­de do em­pre­en­de­do­ris­mo, daí que têm de ter a ca­pa­ci­da­de de adap­tar-se às si­tu­a­ções ad­ver­sas e ao am­bi­en­te de ne­gó­ci­os

Mais em­pre­en­de­do­ris­mo

O ges­tor con­si­de­ra a ac­ti­vi­da­de das Mi­cro, Pe­que­nas e Mé­di­as Em­pre­sas (MPME) co­mo im­por­tan­te, no ac­tu­al con­tex­to em que o cres­ci­men­to da eco­no­mia es­tá afec­ta­do pe­la pan­de­mia da Covid-19.

Des­ta­cou que as em­pre­sas li­ga­das às pla­ta­for­mas di­gi­tais têm ti­do, nes­ta fa­se, re­sul­ta­dos fi­nan­cei­ros de gran­de re­al­ce, trans­for­man­do os seus ne­gó­ci­os em activos re­ais.

Pa­ra ele, as em­pre­sas são a fon­te da cri­a­ção de em­pre­go e sus­ten­ta­bi­li­da­de do em­pre­en­de­do­ris­mo, daí que têm de ter a ca­pa­ci­da­de de se adap­tar às si­tu­a­ções ad­ver­sas do mer­ca­do e do am­bi­en­te de ne­gó­ci­os.Nes­te­con­tex­to,de­fen­deu o for­ta­le­ci­men­to da eco­no­mia for­mal e in­for­mal, bem co­mo a cri­a­ção de co­o­pe­ra­ti­vas agro-pe­cuá­ri­as.

Qu­an­to às opor­tu­ni­da­des, An­tó­nio Hen­ri­ques da Sil­va des­ta­ca co­mo pre­mis­sas pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co, o fi­nan­ci­a­men­to in­ter­no, a atrac­ção de in­ves­ti­men­to ex­ter­no, bem co­mo a cri­a­ção de par­ce­ri­as en­tre agen­tes eco­nó­mi­cos .

A AIPEX tem co­mo ob­jec­ti­vo pro­mo­ver as ex­por­ta­ções, cap­ta­ção de in­ves­ti­men­to pri­va­do, re­gis­to de pro­pos­tas de in­ves­ti­men­to e acom­pa­nha­men­to dos pro­jec­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.