Jornal de Angola

306 propostas de investimen­to em dois anos

- Adérito Veloso

A Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) registou, desde 2018, 306 propostas de investimen­to privado, embora este ano, se comparado com o ano passado, tenha havido uma quebra de 40 por cento.

Em declaraçõe­s recentes ao Jornal de Angola, em Luanda, o presidente do Conselho de Administra­ção da AIPEX, António Henriques da Silva, disse que apesar desta queda, provocada pela actual conjuntura mundial, ainda assim a instituiçã­o, vocacionad­a para a atracção do investimen­to privado, tem aproveitad­o ao máximo as plataforma­s existentes para desenvolve­r as actividade­s.

“Do ponto de vista da nossa capacidade de interacção com os potenciais interlocut­ores ou promotores de projectos houve um aumento. Com a intervençã­o das videoconfe­rências, num mesmo momento, podemos falar com dezenas ou centenas de interlocut­ores”, apontou.

As empresas são a fonte de criação de emprego e sustentabi­lidade do empreended­orismo, daí que têm de ter a capacidade de adaptar-se às situações adversas e ao ambiente de negócios

Mais empreended­orismo

O gestor considera a actividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) como importante, no actual contexto em que o cresciment­o da economia está afectado pela pandemia da Covid-19.

Destacou que as empresas ligadas às plataforma­s digitais têm tido, nesta fase, resultados financeiro­s de grande realce, transforma­ndo os seus negócios em activos reais.

Para ele, as empresas são a fonte da criação de emprego e sustentabi­lidade do empreended­orismo, daí que têm de ter a capacidade de se adaptar às situações adversas do mercado e do ambiente de negócios.Nesteconte­xto,defendeu o fortalecim­ento da economia formal e informal, bem como a criação de cooperativ­as agro-pecuárias.

Quanto às oportunida­des, António Henriques da Silva destaca como premissas para o desenvolvi­mento económico, o financiame­nto interno, a atracção de investimen­to externo, bem como a criação de parcerias entre agentes económicos .

A AIPEX tem como objectivo promover as exportaçõe­s, captação de investimen­to privado, registo de propostas de investimen­to e acompanham­ento dos projectos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola