Ama­zó­nia em Lu­an­da com “Vi­a­gem fi­lo­só­fi­ca”

Jornal de Angola - - Cultura -

A ex­po­si­ção “Vi­a­gem fi­lo­só­fi­ca”, ex­pe­di­ção virtual pe­la Ama­zó­nia do sé­cu­lo XVIII, en­cer­ra es­te ano as ac­ti­vi­da­des cul­tu­rais do Cen­tro Cul­tu­ral Bra­sil-Angola (CCBA).

A mos­tra, que fi­ca pa­ten­te na ins­ti­tui­ção até o dia 7 de Ou­tu­bro, é ba­se­a­da na jor­na­da de co­nhe­ci­men­to da Ama­zó­nia, do na­tu­ra­lis­ta Ale­xan­dre Ro­dri­gues Fer­rei­ra, fei­ta em 1783. Com aces­so gra­tui­to, a par­tir da pá­gi­na do CCBA, a ex­po­si­ção in­clui ilus­tra­ções e am­bi­en­ta­ções, que re­tra­tam, com ri­que­za de de­ta­lhes fau­na, flo­ra, pai­sa­gens, vi­la­re­jos e cul­tu­ra dos po­vos in­dí­ge­nas da re­gião.

Pa­ra co­me­mo­rar, es­tá se­ma­na, o 5º ani­ver­sá­rio do CCBA, a ins­ti­tui­ção re­a­li­zou, on­tem, um ci­clo de “li­ves”, en­tre os quais o pro­gra­ma “Es­tu­dos no Bra­sil”. O pro­jec­to te­ve co­mo fo­co a cri­a­ção de um pro­gra­ma pa­ra apoi­ar es­tu­dan­tes de ou­tros paí­ses no Bra­sil.

Ac­tu­al­men­te são 59, os paí­ses par­ti­ci­pan­tes no pro­jec­to, dos quais 25 de Áfri­ca, ou­tros tan­tos das Amé­ri­cas e no­ve da Ásia. Os cur­sos com o mai­or nú­me­ro de va­gas ofe­re­ci­das são Le­tras, Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, Ad­mi­nis­tra­ção, Ci­ên­ci­as Bi­o­ló­gi­cas e Pe­da­go­gia. En­tre as na­ções afri­ca­nas par­ti­ci­pan­tes des­ta­cam-se Angola, Gui­né-Bis­sau e Ca­bo Ver­de.

Ain­da en­qua­dra­do no ci­clo de “li­ves”, o CCBA cri­ou um pro­gra­ma pa­ra con­tar his­tó­ri­as às cri­an­ças, de­no­mi­na­do “Do­na Ár­vo­re”, re­a­li­za­do, on­tem, com a par­ti­ci­pa­ção da his­to­ri­a­do­ra Ma­ria Ân­ge­la, que trans­por­tou os pe­que­nos ao mun­do da fan­ta­sia ao ler o li­vro “Do­na Ár­vo­re”, da bra­si­lei­ra Ri­ta Fo­el­ker.

A se­ma­na pas­sa­da, o pro­gra­ma de ac­ti­vi­da­des do CCBA foi mar­ca­da pe­la ex­po­si­ção “A Lín­gua Por­tu­gue­sa em Nós”, so­bre a iti­ne­rân­cia do acer­vo do Mu­seu da Lín­gua Por­tu­gue­sa (São Pau­lo). A mos­tra pi­o­nei­ra em Angola, pe­la dis­po­si­ção do con­teú­do de for­ma in­te­rac­ti­va e en­vol­ven­te, le­vou o pú­bli­co a uma vi­a­gem pe­la lín­gua por­tu­gue­sa no mun­do.

DR

Mos­tra le­va o pú­bli­co nu­ma vi­a­gem a mai­or flo­res­ta do mun­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.