Jornal de Angola

Amazónia em Luanda com “Viagem filosófica”

-

A exposição “Viagem filosófica”, expedição virtual pela Amazónia do século XVIII, encerra este ano as actividade­s culturais do Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA).

A mostra, que fica patente na instituiçã­o até o dia 7 de Outubro, é baseada na jornada de conhecimen­to da Amazónia, do naturalist­a Alexandre Rodrigues Ferreira, feita em 1783. Com acesso gratuito, a partir da página do CCBA, a exposição inclui ilustraçõe­s e ambientaçõ­es, que retratam, com riqueza de detalhes fauna, flora, paisagens, vilarejos e cultura dos povos indígenas da região.

Para comemorar, está semana, o 5º aniversári­o do CCBA, a instituiçã­o realizou, ontem, um ciclo de “lives”, entre os quais o programa “Estudos no Brasil”. O projecto teve como foco a criação de um programa para apoiar estudantes de outros países no Brasil.

Actualment­e são 59, os países participan­tes no projecto, dos quais 25 de África, outros tantos das Américas e nove da Ásia. Os cursos com o maior número de vagas oferecidas são Letras, Comunicaçã­o Social, Administra­ção, Ciências Biológicas e Pedagogia. Entre as nações africanas participan­tes destacam-se Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Ainda enquadrado no ciclo de “lives”, o CCBA criou um programa para contar histórias às crianças, denominado “Dona Árvore”, realizado, ontem, com a participaç­ão da historiado­ra Maria Ângela, que transporto­u os pequenos ao mundo da fantasia ao ler o livro “Dona Árvore”, da brasileira Rita Foelker.

A semana passada, o programa de actividade­s do CCBA foi marcada pela exposição “A Língua Portuguesa em Nós”, sobre a itinerânci­a do acervo do Museu da Língua Portuguesa (São Paulo). A mostra pioneira em Angola, pela disposição do conteúdo de forma interactiv­a e envolvente, levou o público a uma viagem pela língua portuguesa no mundo.

 ?? DR ?? Mostra leva o público numa viagem a maior floresta do mundo
DR Mostra leva o público numa viagem a maior floresta do mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola