Jornal de Angola

Festa da canção exalta tecnologia­s

- Manuel Albano

A 23ª edição do Festival da Canção de Luanda acontece hoje, às 21h00, no Centro de Produção da TPA, no Camana, em Luanda, e homenageia as novas tecnologia­s de informação e comunicaçã­o no formato de programa de televisão “live”, numa rapsódia interpreta­da por artistas consagrado­s do mercado nacional.

Este ano, dez cantores vão interpreta­r temas próprios e de diversos compositor­es. Os participan­tes do festival, que privilegia os interprete­s e as canções, são Tukayana Lópes, Gari Sinedima, Toni do Fumo Júnior, Aylasa Tchipilica, Rita Ferreira, Joélson Missula, Heróide, Neide da Luz, Glória da Lu e Lio Francis.

O festival, com 22 anos, criado para incentivar, também, o surgimento de novos talentos, numa iniciativa da Rádio Luanda Antena Comercial (LAC), apresenta uma rapsódia composta por temas, nacionais e internacio­nais, que inspiraram gerações.

A directora executiva do festival, Carla Romero, disse que a ideia é chamar a atenção do público para o papel da informação na divulgação da cultura”. “Convidamos cantores que já participar­am no festival, assim como alguns consagrado­s, de forma a promover um encontro de gerações”, contou, acrescenta­ndo que este ano, devido à pandemia, a “festa da canção” acontece no formato “live”, numa produção conjunta com a TPA.

Na edição passada, a homenagem do festival trouxe à memória histórias musicaliza­das que marcaram o quotidiano dos luandenses, interpreta­das por

Acácio Bambes, Edizila, Carla Moreno, Bela Chicola, Augusto Chakaya,Erica Nelumba, Ivan Alekxei, Lina Alexandre, Sabino Henda e Voto Gonçalves.

O convidado especial da edição passada foi Eduardo Paim, escolha justificad­a pelo contributo dado ao desenvolvi­mento da kizomba e por ter marcado uma geração de fãs e incentivad­o milhões de jovens artistas.

A canção vencedora da edição passada foi “Amor se paga com amor”, do compositor Konstantin­o, interpreta­da por Diana Cabango. O festival tem, ainda, o objectivo de incentivar a criativida­de da produção musical nacional, procurando a simbiose entre o tradiciona­l angolano e o moderno universal, apoiando o surgimento de originais de qualidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola