Fes­ta da can­ção exal­ta tec­no­lo­gi­as

Jornal de Angola - - Cultura - Ma­nu­el Albano

A 23ª edi­ção do Fes­ti­val da Can­ção de Lu­an­da acon­te­ce ho­je, às 21h00, no Cen­tro de Pro­du­ção da TPA, no Ca­ma­na, em Lu­an­da, e homenageia as no­vas tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção e co­mu­ni­ca­ção no for­ma­to de pro­gra­ma de te­le­vi­são “li­ve”, nu­ma rap­só­dia in­ter­pre­ta­da por ar­tis­tas con­sa­gra­dos do mer­ca­do na­ci­o­nal.

Es­te ano, dez can­to­res vão in­ter­pre­tar te­mas pró­pri­os e de di­ver­sos com­po­si­to­res. Os par­ti­ci­pan­tes do fes­ti­val, que pri­vi­le­gia os in­ter­pre­tes e as can­ções, são Tu­kaya­na Ló­pes, Ga­ri Si­ne­di­ma, To­ni do Fumo Jú­ni­or, Ay­la­sa Tchi­pi­li­ca, Ri­ta Fer­rei­ra, Joél­son Mis­su­la, He­rói­de, Nei­de da Luz, Gló­ria da Lu e Lio Fran­cis.

O fes­ti­val, com 22 anos, cri­a­do pa­ra in­cen­ti­var, tam­bém, o sur­gi­men­to de no­vos ta­len­tos, nu­ma ini­ci­a­ti­va da Rá­dio Lu­an­da An­te­na Co­mer­ci­al (LAC), apre­sen­ta uma rap­só­dia com­pos­ta por te­mas, na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais, que ins­pi­ra­ram ge­ra­ções.

A di­rec­to­ra exe­cu­ti­va do fes­ti­val, Car­la Ro­me­ro, dis­se que a ideia é cha­mar a aten­ção do pú­bli­co pa­ra o pa­pel da in­for­ma­ção na di­vul­ga­ção da cul­tu­ra”. “Con­vi­da­mos can­to­res que já par­ti­ci­pa­ram no fes­ti­val, as­sim co­mo al­guns con­sa­gra­dos, de for­ma a pro­mo­ver um en­con­tro de ge­ra­ções”, con­tou, acres­cen­tan­do que es­te ano, de­vi­do à pan­de­mia, a “fes­ta da can­ção” acon­te­ce no for­ma­to “li­ve”, nu­ma pro­du­ção con­jun­ta com a TPA.

Na edi­ção pas­sa­da, a ho­me­na­gem do fes­ti­val trou­xe à me­mó­ria his­tó­ri­as mu­si­ca­li­za­das que mar­ca­ram o quo­ti­di­a­no dos lu­an­den­ses, in­ter­pre­ta­das por

Acá­cio Bam­bes, Edi­zi­la, Car­la Mo­re­no, Be­la Chi­co­la, Au­gus­to Cha­kaya,Eri­ca Ne­lum­ba, Ivan Alek­xei, Li­na Ale­xan­dre, Sa­bi­no Hen­da e Vo­to Gon­çal­ves.

O con­vi­da­do es­pe­ci­al da edi­ção pas­sa­da foi Edu­ar­do Paim, es­co­lha jus­ti­fi­ca­da pe­lo con­tri­bu­to da­do ao de­sen­vol­vi­men­to da ki­zom­ba e por ter mar­ca­do uma ge­ra­ção de fãs e in­cen­ti­va­do mi­lhões de jo­vens ar­tis­tas.

A can­ção ven­ce­do­ra da edi­ção pas­sa­da foi “Amor se pa­ga com amor”, do com­po­si­tor Kons­tan­ti­no, in­ter­pre­ta­da por Di­a­na Ca­ban­go. O fes­ti­val tem, ain­da, o ob­jec­ti­vo de in­cen­ti­var a cri­a­ti­vi­da­de da pro­du­ção mu­si­cal na­ci­o­nal, pro­cu­ran­do a sim­bi­o­se en­tre o tra­di­ci­o­nal an­go­la­no e o mo­der­no uni­ver­sal, apoi­an­do o sur­gi­men­to de ori­gi­nais de qua­li­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.