Domingos Ferraz e Tito Martins disputam votos
O acto eleitoral para a renovação dos corpos sociais da Federação Angolana de Xadrez (FAX), referente ao ciclo olímpico 2020/24, realiza-se, hoje, no período da manhã, nos círculos provinciais, e nacional às 14h00, no bairro Maculusso, com Domingos Ferraz, da lista A, e Tito Martins, da B, a disputarem os votos.
A Comissão Eleitoral Nacional é presidida pelo Mestre FIDE João Francisco, tendo como secretário Augusto Fernandes, e Lucrécia Piedade ocupa a função de escrutinadora.
Domingos Ferraz, que actualmente dirige o Departamento de Xadrez do ASA, apresentou o programa de acção no princípio deste mês, onde mostra a pretensão de melhorar a modalidade com o aumento de número de competições, e catalogar o número de atletas existentes no país.
Para este sufrágio, o presidente cessante da FAX, Tito Martins recebeu o apoio da totalidade dos associados durante a Assembleia-Geral Ordinária, realizada no mês de Agosto, por videoconferência, onde assumiu a recandidatura após quatro anos à frente do organismo reitor da modalidade no país.
No pretérito dia 18 deste mês, Tito Martins apresentou as linhas de força do seu programa, com realce para a aposta na obtenção do primeiro título de Grande Mestre por um atleta angolano e a realização de torneios anuais no país.
Na memória dos pleitos eleitorais na FAX, apenas no mandato de Fernando Coelho, que liderou durante oito anos (1999 a 2007), houve duas candidaturas.
Na época, Tito Martins, actual presidente da Federação, desistiu da corrida ao “cadeirão”, alegadamente por razões pessoais.
O político Aguinaldo Jaime presidiu o órgão reitor da modalidade de 2007 a 2011, e 2011 a 2015, tendo sido rendido por Tito Martins (2016-2020).
O antigo presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Rogério Silva, foi o primeiro presidente da FAX na época pós - Independência, tendo permanecido no cargo durante 18 anos (1980/1998).