Jornal de Angola

Ci­a­no­bac­té­ria cau­sou a mor­te de 300 ele­fan­tes no Botswa­na

- Animals · Wildlife · Botswana

Uma ci­a­no­bac­té­ria foi a cau­sa da mis­te­ri­o­sa mor­te de cer­ca de 300 ele­fan­tes no Botswa­na, em me­a­dos des­te ano. A cau­sa da mor­te dos pa­qui­der­mes foi de­ter­mi­na­da após me­ses de tes­tes ci­en­tí­fi­cos en­co­men­da­dos pe­lo Go­ver­no da­que­le país da Áfri­ca Aus­tral, fa­mo­sa por al­ber­gar a mai­or co­ló­nia de ele­fan­tes do mun­do.

As ci­a­no­bac­té­ri­as são um ti­po de bac­té­ri­as que tem a ca­pa­ci­da­de de fa­zer a fo­tos­sín­te­se. Flo­res­cem na água e são ca­pa­zes de pro­du­zir to­xi­nas que en­ve­ne­nam a ter­ra, a vi­da sel­va­gem ma­ri­nha e pro­vo­car dis­túr­bi­os nos hu­ma­nos.

O nú­me­ro de ele­fan­tes mor­tos pe­las ci­a­no­bac­té­ri­as foi de cer­ca de 330, re­ve­lou se­gun­da-fei­ra, du­ran­te uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa trans­mi­ti­da pe­la te­le­vi­são, o vi­ce-di­rec­tor do De­par­ta­men­to da Vi­da Sel­va­gem e Par­ques Na­ci­o­nais do Botswa­na, Cy­ril Ta­o­lo.

Ape­sar da cla­ri­fi­ca­ção da cau­sa das mor­tes sú­bi­tas e em mas­sa, que alar­ma­ram tan­to o Go­ver­no do Bot­su­a­na co­mo os de­fen­so­res da na­tu­re­za, há ain­da mui­tas ques­tões por apu­rar.

“Te­mos mui­tas per­gun­tas por res­pon­der, in­cluin­do por que ra­zão ape­nas a es­pé­cie ele­fan­te foi afec­ta­da, porquê na área en­vol­vi­da e o que po­de­rá ter de­sen­ca­de­a­do to­das es­tas mu­dan­ças a que as­sis­ti­mos na área. Te­mos vá­ri­as hi­pó­te­ses que es­ta­mos a in­ves­ti­gar”, dis­se Mma­di Reu­ben, o ve­te­ri­ná­rio-che­fe do De­par­ta­men­to du­ran­te a con­fe­rên­cia de im­pren­sa.

Es­te pe­ri­to tam­bém in­di­cou que fi­cou pro­va­do que as mor­tes ter­mi­na­ram na al­tu­ra em que os tan­ques de água na re­gião afec­ta­da, em re­dor da ci­da­de de Se­ron­ga (nor­te), co­me­ça­ram a se­car.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola