Jornal de Angola

Cianobacté­ria causou a morte de 300 elefantes no Botswana

-

Uma cianobacté­ria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botswana, em meados deste ano. A causa da morte dos paquiderme­s foi determinad­a após meses de testes científico­s encomendad­os pelo Governo daquele país da África Austral, famosa por albergar a maior colónia de elefantes do mundo.

As cianobacté­rias são um tipo de bactérias que tem a capacidade de fazer a fotossínte­se. Florescem na água e são capazes de produzir toxinas que envenenam a terra, a vida selvagem marinha e provocar distúrbios nos humanos.

O número de elefantes mortos pelas cianobacté­rias foi de cerca de 330, revelou segunda-feira, durante uma conferênci­a de imprensa transmitid­a pela televisão, o vice-director do Departamen­to da Vida Selvagem e Parques Nacionais do Botswana, Cyril Taolo.

Apesar da clarificaç­ão da causa das mortes súbitas e em massa, que alarmaram tanto o Governo do Botsuana como os defensores da natureza, há ainda muitas questões por apurar.

“Temos muitas perguntas por responder, incluindo por que razão apenas a espécie elefante foi afectada, porquê na área envolvida e o que poderá ter desencadea­do todas estas mudanças a que assistimos na área. Temos várias hipóteses que estamos a investigar”, disse Mmadi Reuben, o veterinári­o-chefe do Departamen­to durante a conferênci­a de imprensa.

Este perito também indicou que ficou provado que as mortes terminaram na altura em que os tanques de água na região afectada, em redor da cidade de Seronga (norte), começaram a secar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola