Casimiro Bento oficializa candidatura à presidência
Líder da Comissão de Gestão promete tirar a modalidade do marasmo caso seja o preferido dos associados nas eleições
O antigo judoca, Casimiro Bento, oficializou, quintafeira, na sede do Comité Paralímpico Angolano, a candidatura ao “cadeirão” máximo do órgão reitor da modalidade para o quadriénio 2020/24.
O acto eleitoral decorre no próximo dia 30, e Casimiro Bento disputa o lugar com dois concorrentes, Luís Felipe, da lista A, e Hermenegildo dos Santos, da B.
Desenvolver um projecto de mudança organizacional, até o final de 2021, que lance as bases para o desenvolvimento da modalidade, a partir de 2022, com uma força de trabalho eficiente e motivada, é um dos grandes desafios do candidato.
A outra novidade que deixou satisfeitos os associados e amantes da modalidade que estiveram na apresentação é a mudança de instalações da federação, uma vez que as actuais não oferecem condições de trabalho.
A massificação nas Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, entre pessoas com deficiência, nas escolas e nos clubes, bem como apostar forte nosectorfeminino,tambéfazem parte das linhas de força. Outra aposta do bancário de profissão é garantir mais formação aos treinadores e atletas. Em declarações ao Jornal
de Angola, Casimiro Bento garantiu que é possível tirar a modalidade do marasmo, mas para tal é preciso muito trabalho e apoios de todos os associados. “Já tinha dito que não me iria candidatar, mas algumas pessoas que gostam da modalidade pediram-me, e como amo este desporto não tinha como não aceitar. Agora vou trabalhar de forma árdua para convencer o eleitorado e ajudar o judo a crescer, e a ser desenvolvido quer dentro quer fora do país. Tenho um grupo de trabalho muito forte e coeso, com muita motivação para retirarmos a modalidade de onde se encontra”.
Apesar da actual situação financeira que o país e o desporto no geral atravessam, Casimiro Bento anunciou a criação de novas infra-estruturas e a abertura de vários núcleos pelos quatro cantos do país, caso seja eleito.
O candidato da lista (C) minimizou as declarações de alguns associados, que o acusaram de ter forjado resultados e desligado o sistema de videoconferência, durante a Assembleia realizada no passado dia 29 de Agosto.
“Quem tem boca é livre de dizer o que quer, e quem é inteligente sabe filtrar o que ouve. Apesar de a calúnia e difamação serem crimes, preferi gerir da melhor maneira. Portanto, é tudo falso o que foi dito. Não impeço ninguém de votar, nunca criei nenhum nepotismo. Na guerra para se vencer vale tudo. É pena que eles foram por este caminho, quando se deviam preocupar em fazer campanha, apresentar programas, como estamos a fazer hoje “, disse.
Para realizar a campanha eleitoral, Casimiro Bento assegurou que já tem garantidos apoios e incentivos . O mesmo apoio deve-se estender até o final do mandato, caso seja eleito.
Exército, ZAP, Banco Económico, SB Suplementos, bem como a Associação de Advogados de Angola Egas Viegas, que irá dar formação e palestras com o objectivo de clarificar conhecimentos sobre as leis que regem a modalidade, já confirmaram os apoios ao antigo atleta. Refriango e Unitel podem juntar-se nos próximos dias.