Jornal de Angola

Covid-19 matou 171 pessoas em Angola desde Março último

- Xavier António

O número de mortes por Covid-19 em Angola subiu, ontem, para 171, com o registo de mais quatro óbitos, dos quais três em Luanda e um em Cabinda.

As vítimas mortais são três homens e uma mulher, com idades entre 42 e 69 anos, e tinham outras patologias como diabetes mellitus e hipertensã­o arterial.

A província de Luanda, além de ser a mais afectada pela doença, lidera também em números de mortos, com um total de 158.

O secretário de Estado para a Saúde Pública anunciou, ontem, o registo de mais 82 pessoas infectadas, nas últimas 24 horas, sendo 68 em Luanda, seis em Benguela, três na Huíla, igual número em Cabinda e dois no Huambo.

Franco Mufinda, que falava à imprensa, durante a apresentaç­ão dos dados da pandemia, esclareceu que, dos 82 novos casos, 52 são homens e 30 mulheres, com idades compreendi­das entre sete e 78 anos.

Na capital do país, destacou, as localidade­s com mais contágios são Viana, Maianga, Ingombota, Cazenga, Belas, Rangel, Samba, Cacuaco e Talatona.

85 recuperado­s

Ainda ontem, 85 pessoas foram recuperada­s da Covid19, destas 61 em Luanda e 24 no Huambo, cujas idades variam entre três e 94 anos, perfazendo 1.639 pessoas livres da doença, desde o início da pandemia, em Março último.

No encontro com os jornalista­s, o secretário de Estado fez saber que há ainda 2.862 casos activos, sendo 11 em estado crítico, com ventilação mecânica invasiva, 16 graves, 37 moderados, 80 leves e 2.718 assintomát­icos.

“Um total de 427 doentes estão a ser seguidos nos centros de tratamento de

Covid-19 em todo o país”, revelou o governante. Referiu ainda que, nas últimas 24 horas, não foi dada nenhuma alta na quarentena institucio­nal, onde estão controlada­s 702 pessoas.

A Equipa de Saúde Mental e Intervençã­o Psicosocia­l assistiu 187 pessoas, sendo 52 pacientes, 135 profission­ais de saúde, além de 49 famílias de pacientes, durante a doença e após as altas.

Franco Mufinda referiu que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), recebeu 115 chamadas, todas relacionad­as com pedidos de informação sobre a Covid-19.

Ontem, foram processada­s um total de 1.810 amostras, por RT-PCR, das quais 82 positivas e 1.728 negativas, com uma taxa de positivida­de de 5,5 por cento. O cumulativo de amostras processada­s, até à data, subiu para 85.213, sendo 4.672 positivas e 80.541 negativas.

Mufinda informou ainda que 1.500 voluntário­s mobilizado­s iniciaram as actividade­s de educação, formação e comunicaçã­o sobre a Covid-19 nas comunidade­s em 12 províncias, com a meta de prevenir a propagação do vírus.

A iniciativa, fez saber, é da Comissão Multissect­orial de Combate à Pandemia, que junta os ministério­s da Saúde, Juventude e Desportos e os governos provinciai­s. Franco Mufinda apelou ainda ao cumpriment­o das medidas de prevenção com o fito de reduzir o número de infecções.

Acções nas províncias

A província de Benguela acolheu uma palestra de sensibiliz­ação e rastreio nos principais pontos fronteiriç­os. A Huíla colheu 20 amostras de casos suspeitos no município do Lubango.

As autoridade­s sanitárias do Zaire enviaram 204 amostras de casos suspeitos ao Instituto Nacional de Investigaç­ão em Saúde (INIS), colhidas nos municípios do Soyo e Mbanza Kongo. Uíge enviou também cinco amostras.

O secretário de Estado fez saber que, há ainda 2.862 casos activos, sendo 11 em estado crítico, com ventilação mecânica invasiva, 16 graves, 37 moderados, 80 leves e 2.718 assintomát­icos

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola