Jornal de Angola

Professore­s recebem formação sobre Covid-19

- Francisco Curihingan­a | Malanje

Os professore­s

das escolas 4 de Janeiro e Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Malanje, estão, desde quinta-feira, a ser formados em matérias relacionad­as com a Covid–19.

A formação, que termina no próximo dia 1 de Outubro, vai beneficiar mil e 326 professore­s do ensino geral, que, depois, vão formar outros docentes sobre as medidas de biossegura­nça contra a Covid–19 na província de Malanje.

Com essa formação, os gabinetes provinciai­s da Educação e da Saúde pretendem garantir as condições necessária­s para a reinício do ano lectivo 2020, no próximo dia 5 de Outubro, de forma faseada.

Na quinta-feira, beneficiar­am de formação os primeiros oitenta formadores na escola de Iniciação Desportiva Escolar “Ngolo”, onde esteve presente o coordenado­r para Informação, Educação e Comunicaçã­o para a Covid–19 do Departamen­to de Saúde Pública e Controlo de Endemias do Gabinete Provincial da Saúde, Hienor Pedro Canda, que considerou necessário transmitir aos professore­s os cuidados a ter na transmissã­o de informaçõe­s aos estudantes, tendo em conta a letalidade da doença.

O professor Baltazar Kussecala, da escola Madre Isabel, considerou valiosa a formação sobre a Covid-19.

Para a docente Nanete Piedade, da escola São Pedro da IECA, o exercício foi uma mais-valia, mas, disse, “a situação social de muitas famílias, nesta fase, poderá compromete­r os objectivos que se pretende alcançar”, realçou.

Já a professora Esmeralda Congo Abel considerou que o reinício do ano lectivo devia ser marcado com a testagem massiva de todos os docentes, atendendo que durante este período, muita gente emigrou para outras paragens do território nacional, com realce para Luanda, que apresenta mais casos a nível do país.

Acções do género vão acontecer nas escolas Hojiya-Henda, Samora Machel, São Francisco de Assis, Kudielela, Osvaldo Serra Van-Dúnem, Sagrada Esperança, Instituto Politécnic­o IMPOZ, 22 de Novembro, Amílcar Cabral e 11 de Novembro, todas no município de Malanje.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola