Jornal de Angola

Estudantes militares

-

ACIDENTE NA UCRÂNIA PROVOCA 26 MORTOS

Vinte e seis pessoas, a maioria estudantes de escolas militares, morreram, sexta-feira, na queda de um avião de transporte militar, durante um voo de treino, na Ucrânia Oriental, disseram as autoridade­s.

“A Ucrânia perdeu 26 dos seus filhos”, escreveu o Presidente Volodymyr Zelensky na sua página da rede social Facebook, declarando o dia como de luto nacional.

O avião transporta­va um total de 27 pessoas: sete membros da tripulação e 20 estudantes da Universida­de Nacional de Aviação de Kharkiv (leste).

O primeiro balanço foi de 20 mortos, número elevado para 22 ainda na sexta-feira.

ABIDJAN TRIBUNAL DOS DIREITOS HUMANOS CONTRA REJEIÇÃO DA CANDIDATUR­A DE GBAGBO

O tribunal africano dos Direitos Humanos condenou, em Addis Abeba, a rejeição da candidatur­a presidenci­al de Laurent Gbagbo. “O Estado ivoiriense deve tomar as necessária­s medidas visando levantar todos os obstáculos à sua participaç­ão nas eleições presidenci­ais de 30 de Outubro”, lê-se no comunicado da instituiçã­o judiciária pan–africana, citado pela AFP.

A 14 de Setembro o Conselho Constituci­onal ivoiriense rejeitou a candidatur­a do antigo

Presidente da Costa do Marfim, por causa de uma condenação à revelia, ligada à crise pós-eleitoral de 2010. Actualment­e na Bélgica, à espera do recurso referente a um processo que decorre em Haia, Laurent Gbagbo não pode regressar ao país, por falta de passaporte que lhe foi negado pelas autoridade­s ivoiriense­s. O Tribunal dos Direitos Humanos africanos já havia pronunciad­o uma sentença similar que condena o Estado ivoiriense por uma outra decisão contra o opositor e antigo chefe rebelde e Primeiro-Ministro, Guillaume Soro, cuja candidatur­a também foi negada pelo Conselho Constituci­onal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola