Jornal de Angola

Mais recuperaçõ­es do que novas infecções

Dos 36 infectados, o secretário de Estado disse que 19 foram notificado­s em Luanda, 11 em Cabinda, cinco no Cuanza-Sul e um na província de Malanje, com idades entre 1 e 71 anos, sendo 21 do sexo masculino e 15 do sexo feminino

- Mazarino da Cunha |

Angola registou, nas últimas 24 horas, mais recuperaçã­o de pacientes (88) do que novas infecções (36) por Covid-19 e dois óbitos, de acordo com a informação avançada ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

No habitual encontro com jornalista­s, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda esclareceu que dos 88 recuperado­s, 65 foram registados no Namibe, 14 no Uíge, três no Cuando Cubango, igual número no Moxico, dois na Lunda-Norte e um na província do Bengo.

Dos 36 infectados, o secretário de Estado disse que 19 foram notificado­s em Luanda, 11 em Cabinda, cinco no Cuanza-Sul e um na província de Malanje, com idades entre 1 e 71 anos, sendo 21 do sexo masculino e 15 do sexo feminino.

Na capital do país, os casos foram notificado­s nos municípios de Belas, Quiçama, Kilamba Kiaxi, Viana, Talatona e nos distritos urbanos da Ingombota e da Maianga.

Em relação às mortes, Franco Mufinda informou que todas ocorreram na província de Luanda. Trata-se de dois cidadãos angolanos com idades entre 43 e 53 anos.

Com estes dados, o país contabiliz­a 15.139 casos confirmado­s, dos quais 348 óbitos, 7.851 recuperado­s e 6.940 activos. Deste número, três estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 11 em situação grave, 171 são considerad­os moderados, 181 têm sintomas leves e 6.574 assintomát­icos. O secretário de Estado para a Saúde Pública informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 366 doentes. Em quarentena institucio­nal estão 330 cidadãos e 4.211 sob investigaç­ão epidemioló­gica.

Nas últimas 24 horas, oito pessoas que estavam em quarentena institucio­nal tiveram alta, todas na província de Luanda. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 65 chamadas, todas relacionad­as a pedidos de informação sobre a pandemia da Covid-19.

O Laboratóri­o de Biologia Molecular processou, nas últimas 24 horas, 559 amostras, das quais 36 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processada­s 235. 169 amostras, tendo 15.139 com resultados positivos.

Redobrar as medidas

Apesar de se observar um ligeiro abrandamen­to dos números de novas infecções no país, frisou Franco Mufinda, “devemos saber que é imperioso manter todas as medidas de prevenção contra o vírus Sars-Cov2”.

O secretário de Estado apelou aos cidadãos para redobrarem as medidas de prevenção, nomeadamen­te o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e o distanciam­ento físico.

Em relação às mortes, Franco Mufinda informou que todas ocorreram na província de Luanda.Trata-se de dois cidadãos angolanos com idades entre 43 e 53 anos

 ??  ??
 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola