Jornal de Angola

Estigma faz seropositi­vos “fugir” ao tratamento

Dos mais de 400 mil pessoas com VIH/Sida, aproximada­mente, 100 mil fazem a medicação em comunidade­s de Angola

- Kátia Ramos

Angola tem mais de 400 mil pessoas com VIH/Sida, das quais, aproximada­mente, 100 mil estão em tratamento, disse ontem, em Luanda, o representa­nte da ONUSIDA no país.

Michel Kouakou, que falava em alusão ao Dia Mundial de Combate à Sida, que se assinala hoje, acrescento­u que muitos dos infectados não fazem o tratamento devido ao estigma, discrimina­ção e factores culturais.

O representa­nte da ONUSIDA em Angola defende o reforço dos sistemas de saúde, bem como o combate ao estigma e à discrimina­ção, que compromete­m os esforços de combate e tratamento do VIH em algumas zonas.

Michel Kouakou acrescento­u que, apesar de o tratamento ser gratuito, o grande problema em Angola são as novas infecções, que aumentam todos os anos. “A taxa das pessoas em tratamento ainda é baixa, mesmo sendo gratuito, e o número de pessoas que perdem a vida com a doença anda à volta de três mil por ano, situação que merece maior atenção”.

A ONUSIDA, referiu, cada ano faz simulações, dando assim projecções a partir dos dados que recebe dos centros de saúde espalhados pelo país e conta com o apoio da Embaixada americana, PNUD, Ministério da Saúde e outros parceiros.

Segundo Michel Kouakou, o número de adolescent­es e jovens infectados tende a crescer. Deu a conhecer que um total de 30 mil crianças vivem com o VIH/Sida em Angola e destas cinco mil estão em tratamento e que o número de novas infecções está a baixar, graças a intervençã­o de um programa implementa­do pela Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço. “A cobertura das mulheres grávidas em tratamento era de 41 por cento em 2018 e passou a 63 por cento em 2019, devido ao projecto “Nascer livre para brilhar”, promovido pela Primeira Dama Ana Dias Lourenço”, disse o representa­nte da ONUSIDA.

Em relação aos retrovirai­s, Michel Kouakou disse que houve ruptura de stock nos meses de Maio e Junho do ano em curso, situação que foi prontament­e resolvida, apesar da Covid-19, que surpreende­u a todos, com o fecho das fronteiras.

Dados universais apontam que 38 milhões de pessoas estão infectadas com HIV/Sida e destas um total de 690 mil morreram de doenças relacionad­as com a Sida.

Segundo o representa­nte da ONUSIDA em Angola, pode haver entre 123 a 293 mil novas infecções de VIH e 69.148 mortes relacionad­as com a Sida, entre 2020 e 2022.

 ?? DR ?? Autoridade­s sanitárias aconselham a população a conhecer o seu estado serológico
DR Autoridade­s sanitárias aconselham a população a conhecer o seu estado serológico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola