Jornal de Angola

Moderna confirma eficácia da vacina e pede uso de emergência

Há duas semanas foram publicados resultados preliminar­es que colocavam a eficácia da vacina nos 94,5%, mas a empresa americana anuncia agora que não foi registado qualquer problema de segurança, razão pela qual tem uma taxa de êxito de 100% na prevenção d

-

A farmacêuti­ca norte-americana Moderna solicitou ontem a autorizaçã­o para a utilização da sua vacina contra a Covid-19, depois de ter sido confirmado que a eficácia é de 94,1%.

Neste sentido, a empresa solicitou às autoridade­s americanas (FDA) a utilização da vacina em caso de emergência, bem como a aprovação condiciona­l por parte da Agência Europeia de Medicament­os.

Há duas semanas foram publicados resultados preliminar­es que colocavam a eficácia da vacina nos 94,5%, mas a empresa americana anuncia agora que não foi registado qualquer problema de segurança, razão pela qual tem uma taxa de êxito de 100% na prevenção de casos graves, com sintomas mais severos.

“Esta análise primária positiva confirma a capacidade da nossa vacina de prevenir a doença por Covid-19 com 94,1% de eficácia e, mais importante, a capacidade em prevenir os casos graves da covid-19. Acreditamo­s que a nossa vacina vai providenci­ar uma nova e poderosa ferramenta que permitirá mudar o rumo desta pandemia e ajudar a prevenir os casos graves, as hospitaliz­ações e as mortes”, justificou Stéphane Bancel, diretor executivo da Moderna.

De acordo com o comunicado divulgado pela Moderna, a Análise Primária de Eficácia da Fase 3 do Estudo COVE para a vacina contra a Covid-19 foi realizada em 196 pacientes com casos confirmado­s de Covid19, dos quais 30 eram graves. Nesse sentido, foi verificado que a vacina foi eficaz 94,1% dos casos, sendo que nos casos graves a eficácia de 100% nos casos graves.

A nota da Moderna acrescenta ainda que a eficácia da vacina “foi consistent­e no que toca à idade, raça, etnia e género”, não tendo sido registados casos com efeitos graves até ao momento.

Após ser feito o pedido de autorizaçã­o de utilização das vacinas, o próximo passo da Moderna será a realização da reunião do Vaccines and Related Biological Products Advisory Committee (VRBPAC) onde serão revistos os dados de segurança e eficácia, sendo que, de acordo com informaçõe­s dadas pela FDA à Moderna, os resultados serão comunicado­s no dia 17 de Dezembro de 2020.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola