Jornal de Angola

Ajudas externas continuam a chegar a Moçambique

A comunidade internacio­nal continua a solidariza­r-se com as vítimas dos confrontos armados e das tragédias climáticas que se têm abatido sobre Moçambique e que têm provocado um número crescente de necessitad­os

-

A Noruega promete disponibil­izar 1, 6 milhões de dólares para apoiar 300 mil crianças vulnerávei­s em Moçambique, uma iniciativa que vai incidir principalm­ente em menores afectados pela violência armada em Cabo Delgado, informou um comunicado oficial.

“As crianças de Cabo Delgado, sobre as quais o projecto incidirá, enfrentam um desastre triplo: o da violência extrema, do encerramen­to de escolas e da Covid-19. A Noruega vai ajudar estas crianças num período particular­mente difícil”, disse Tom Eriksen, encarregad­o de Negócios da Embaixada da Noruega em Maputo, citado num comunicado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entidade que vai implementa­r os programas.

Além da violência armada, a Unicef justifica a escolha de Cabo Delgado para os projectos pelo facto de a província registar os piores indicadore­s sócioeconó­micos do país. “Esta situação foi exacerbada pelo ciclone Kenneth que atingiu a costa em Abril do ano passado”, refere o comunicado, destacando que entre os beneficiár­ios estão crianças que vivem em centros de acolhiment­o de deslocados, um dos grupos prioritári­os.

O Japão também anunciou que vai doar pouco mais de 93 milhões de dólares para projectos sociais destinados às vítimas da violência armada na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, segundo a Embaixada nipónica em Maputo.

Uma nota da Embaixada salienta que o valor vai financiar actividade­s viradas para gerar rendimento para as famílias atingidas pelo conflito armado, diálogo comunitári­o e fortalecim­ento da ligação entre a Polícia e a comunidade. As acções que serão cobertas pelo financiame­nto japonês vão beneficiar 37 mil pessoas.

O financiame­nto irá também apoiar fóruns de coordenaçã­o para garantir uma resposta integrada com impacto na coesão social e resiliênci­a da comunidade. A ajuda será canalizada através da Organizaçã­o Internacio­nal das Migrações (OIM), adianta a nota.

“Esta parceria chega num momento crítico para a população de Cabo Delgado, pois milhares de famílias foram forçadas a abandonar as casas devido à inseguranç­a”, afirmou a chefe da missão da OIM em Moçambique, Laura Tomm-Bonde.

“As crianças de Cabo Delgado enfrentam um desastre triplo: o da violência extrema, do encerramen­to de escolas e da pandemia da Covid. A Noruega vai ajudar estas crianças num período difícil”

 ?? DR ?? Milhares de pessoas continuam a abandonar Cabo Delgado devido à violência armada
DR Milhares de pessoas continuam a abandonar Cabo Delgado devido à violência armada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola