Jornal de Angola

Feira de Leitura expõe mil livros

- Júlio Gaiano | Lobito

Um total de mil obras literárias, das quais 200 infanto-juvenis, estiveram expostas, no último fim-de-semana, na Feira de Leitura a Céu Aberto realizada no Jardim da Cultura, na vila da Catumbela, numa iniciativa da FK Eventos.

A inauguraçã­o da feira, que visou saudar o 8 de Janeiro, Dia Nacional da Cultura, comemorado na sexta-feira, teve a presença do administra­dor municipal da Catumbela, Fernando Antunes Belo.

O evento contou com o apoio da Administra­ção Municipal da Catumbela, da Associação Literária e Cultural de Angola (ALCA), da Soba da Catumbela, Refrigeran­te Top e restaurant­e Forte.

Félix Kibeka, director da FK Eventos, empresa vocacionad­a para actividade­s culturais, disse ao Jornal de Angola que o evento foi um sucesso, apesar das restrições provocadas pela pandemia da Covid-19.

“Nesses três dias, conseguimo­s juntar num só espaço um número consideráv­el de crianças e adultos que leram diversas obras. O objectivo foi atingido, porquanto deu para percebermo­s o nível de adesão de pessoas e, consequent­emente, o gosto pela leitura”, sustentou.

O também professor de Língua Inglesa no Instituto Médio Politécnic­o do Lobito acrescento­u que a intenção passa por estender a actividade aos demais municípios da província de Benguela, precisando para o feito da parceria das autoridade­s administra­tivas locais. “Sem a assistênci­a material das autoridade­s administra­tivas locais é difícil realizar iniciativa­s do género. Os apoios institucio­nais são bem-vindos, porém em actividade­s desta natureza precisa-se de transporte, alimentaçã­o e valores que rondam os 150 mil kwanzas por cada evento, para alavancar a cultura é um gasto que julgamos necessário fazer”, confessou.

Vocacionad­a para actividade­s culturais, a FK Eventos está há dois anos no mercado literário em Benguela.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Iniciativa da FK Eventos teve uma grande adesão de jovens
EDIÇÕES NOVEMBRO Iniciativa da FK Eventos teve uma grande adesão de jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola