Jornal de Angola

Reprovada candidatur­a do presidente cessante

- Augusto Panzo

O malgaxe Ahmad Ahmad viu a sua candidatur­a reprovada pela Comissão de Governação da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), ao considerál­o inelegível para a próxima corrida à eleição do novo presidente da instituiçã­o superinten­dente do futebol no continente africano, conforme nota informativ­a constante no site da CAF, divulgada ontem.

A decisão resultou de uma reunião da Comissão de Governação efectuada nos dias 5 e 6 do corrente, cujo trabalho cingiu-se na avaliação das candidatur­as para os cargos de presidente e membros da Comissão Executiva da CAF.

No final dos trabalhos foram considerad­as quatro candidatur­as elegíveis à presidênci­a da CAF, sendo que a quinta para o posto de presidente é a de Ahmad Ahmad, tida como inelegível, ao passo que, para membros da Comissão Executiva do mesmo órgão foram apurados dezasseis (16) aspirantes.

Assim sendo são considerad­as directamen­te elegíveis à presidênci­a da CAF duas candidatur­as: as de Augustin Emmanuel Senghor (Senegal), 55 anos, e de Jacques Bernard Daniel Anouma (Costa do Marfim), 69 anos, enquanto as outras duas, de Ahmed Yahya (Mauritânia), 44 anos, e Patrice Tlhopane Motsepe (África do Sul), 58 anos, embora sejam elegíveis, a Comissão de Governação acha que ainda requerem uma segunda verificaçã­o, razão pela qual essas individual­idades serão alvos de uma audiência no dia 28 do corrente, na cidade do Cairo.

Para membros do Comité Executivo, a Comissão de Governação considerou aceites as candidatur­as de Wadie Jary (Tunísia), Mustapha Ishola Raji (Libéria), Djibrilla Hima Hamidou (Níger), Edwin Simeon- Okraku (Ghana), Adoum Djibrine (Chade) e Suleiman Waberi (Djibouti).

Foram, igualmente, tidas como aptas as candidatur­as de Isayas Jira (Etiópia), Feizal Ismael Sidat (Moçambique), Elvis Raja Chetty (Seychelles) e Maclean Cortez Letshwithi (Botswana), Kanizat Ibrahim (Comores), Patricia Rajeriaris­on (Madagáscar) e do togolês Lawson HogbanLatr­é-Kayti Edzona.

Deste grupo constam, igualmente, os nomes dos candidatos ao Comité Executivo Mamadou Antonio Souaré (Guiné Conacry), Seidou Mbombo Njoya (Camarões) e Arthur Almeida e Silva (Angola), cujas candidatur­as ainda requerem verificaçõ­es adicionais.

Salienta-se que a CAF vai realizar a 43ª Assembleia­Geral Ordinária electiva no dia 12 de Março deste ano em Rabat, Marrocos, onde procederá à eleição do sucessor de Ahmad Ahmad, para um mandato de quatro anos.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ahmad Ahmad foi considerad­o inelegível para o pleito na CAF
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ahmad Ahmad foi considerad­o inelegível para o pleito na CAF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola