Jornal de Angola

Cabo Verde marca eleições legislativ­as e presidenci­ais

-

Cabo Verde realiza eleições legislativ­as em 18 de Abril e eleições presidenci­ais em 17 de Outubro, anunciou, ontem, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que termina o segundo e último mandato este ano.

Numa declaração ao país a partir do Palácio Presidenci­al, na Praia, o Chefe de Estado explicou que convocou as eleições legislativ­as para Abril - as anteriores foram em Março de 2016 para permitir “umas semanas” para “o recenseame­nto de maior número possível” de cabo-verdianos no estrangeir­o, processo que está a ser condiciona­do pela segunda vaga da pandemia da Covid-19.

Explicou ainda que se fossem realizadas em 21 de Março, a primeira data legalmente possível para a realização de eleições legislativ­as, o recenseame­nto eleitoral deveria terminar em 15 de Janeiro, pelo que decidiu seguir o “apelo” que diz ter recebido.

“Não haverá datas ideais, datas óptimas. E eu confesso que a reunião do Conselho da República e as vozes da diáspora levaram-me a ajustar algumas pretensões que eu tinha feito inicialmen­te”, anunciou Jorge Carlos Fonseca.

Ministro demissioná­rio

O ministro dos Negócios Estrangeir­os e ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, pediu ontem a demissão dos cargos ao Primeiro-Ministro, que a aceitou, segundo uma nota do Governo.

A demissão de Tavares aconteceu menos de 24 horas após uma reportagem da SIC ter revelado que o cônsul honorário de Cabo Verde em Palm Coast, na Flórida, Caesar DePaço, de nacionalid­ade portuguesa, estar ligado ao partido da extrema direita em Porugal Chega.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola