Com­ba­te à eva­são fis­cal re­for­ça me­ca­nis­mos

Os im­pos­tos Pre­di­al Ur­ba­no e Ta­xa de Cir­cu­la­ção que es­tão em pagamento me­re­cem pri­o­ri­da­de no aten­di­men­to e nas cam­pa­nhas de mo­bi­li­za­ção em cur­so

Jornal de Economia & Financas - - Finanças -

A pro­vín­cia do Cu­ne­ne, atra­vés da di­rec­ção de Fi­nan­ças e as Re­par­ti­ção Fis­cais nos mu­ni­cí­pi­os, tu­do faz pa­ra tra­var a fu­ga aos im­pos­tos e au­men­tar a con­tri­bui­ção no OGE.

A Re­par­ti­ção Fis­cal do Cu­a­nha­ma, em 2016, ar­re­ca­dou o va­lor de 596 milhões de kwan­zas, so­ma abai­xo dos 614 milhões de 2015.

A exem­plo dis­so, a Re­par­ti­ção Fis­cal do mu­ni­cí­pio do Cu­a­nha­ma ar­re­ca­dou de De­zem­bro de 2016 à pre­sen­te da­ta, o va­lor de 1, 1 mi­lhão de kwan­zas na venda de se­los de ta­xas de cir­cu­la­ção.

Se­gun­do dis­se Car­los Fre­de­ri­co, a Re­par­ti­ção Fis­cal pos­sui um to­tal de dois mil 367 se­los no seu es­to­que, pa­ra mo­to­ci­clos, veículos li­gei­ros, pe­sa­dos, e pa­ra os isen­tos ao pagamento.

Pa­ra ele, é im­por­tan­te que os con­tri­buin­tes cum­pram com as su­as obri­ga­ções em tem­po útil.

So­bre o Im­pos­to Pre­di­al Ur­ba­no (IPU), o res­pon­sá­vel da AGT no Cu­a­nha­ma dis­se que o pagamento des­te im­pos­to, ini- ci­a­do es­te mês, de­cor­re de for­ma tí­mi­da, daí que a sen­si­bi­li­za­ção jun­to da po­pu­la­ção con­ti­nua.

Dis­se que exis­tem al­guns imó­veis não ins­cri­tos, en­quan­to ou­tros já o es­tão, e que os pro­pri­e­tá­ri­os ain­da não efec­tu­a­ram, até ao mo­men­to, o pagamento.

O pro­ces­so que ter­mi­na a 31 des­te mês já ar­re­ca­dou pa­ra os co­fres do Es­ta­do um to­tal de 278 mil 132 kwan­zas.

A Re­par­ti­ção Fis­cal do Cu­a­nha­ma abran­ge os mu­ni­cí­pi­os do Cu­ve­lai e de Na­ma­cun­de. Con­tro­la 16 mil 136 con­tri­buin­tes, dos quais 14 mil 888 são en­ti­da­des sin­gu­la­res, 602 pe­que­nas em­pre­sas, 534 gran­des em­pre­sas e tem 112 ins­ti­tui­ções ca­das­tra­das.

ARQUIVO JE

Cu­ne­ne quer pon­tu­a­li­da­de e mai­or cons­ci­ên­cia por par­te dos con­tri­buin­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.