In­for­fip e Ifal as­si­nam acor­do de co­o­pe­ra­ção

As du­as ins­ti­tui­ções que­rem me­lho­rar o fun­ci­o­na­men­to das fi­nan­ças pú­bli­cas com o ob­jec­ti­vo de apro­fun­dar a exe­cu­ção da ges­tão or­ça­men­tal e fis­cal

Jornal de Economia & Financas - - Finanças -

O Ins­ti­tu­to de For­ma­ção de Fi­nan­ças Pú­bli­cas (In­for­fip) e o Ins­ti­tu­to de For­ma­ção da Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal (Ifal) ce­le­bra­ram re­cen­te­men­te em Lu­an­da, um acor­do de co­o­pe­ra­ção com ob­jec­ti­vo de apro­fun­dar a exe­cu­ção de ac­ções de for­ma­ção em ges­tão or­ça­men­tal e fi­nan­cei­ra pú­bli­ca, aos res­pon­sá­veis e téc­ni­cos dos ór­gãos do po­der lo­cal.

O di­rec­tor-ge­ral do Ifal, Gra­ci­a­no Domingos, de­fen­deu que, com es­ta par­ce­ria, o In­for­fip es­tá em con­di­ções de ca­pa­ci­tar os gestores pú­bli­cos lo­cais no do­mí­nio fi­nan­cei­ro.

“Es­ta co­la­bo­ra­ção do In­for­fip vai aju­dar no me­lhor en­ten­di­men­to da ges­tão pú­bli­ca lo­cal, mas tam­bém vai fa­ci­li­tar o diá­lo­go en­tre a ad­mi­nis­tra­ção lo­cal e o Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças no que diz res­pei­to aos mo­de­los de ar­re­ca­da­ção de re­cei­tas e fis­ca­li­za­ção do uso dos re­cur­sos pú­bli­cos dis­po­ni­bi­li­za­dos atra­vés do Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do”, dis­se.

Por seu tur­no, o di­rec­tor do In­for­fip, Pau­lo Rin­go­te, sa­li­en­tou que o acor­do ago­ra as­si­na­do vi­sa es­sen­ci­al­men­te a for­ma­ção dos téc­ni­cos e res­pon­sá­veis dos ór­gãos do po­der lo­cal, no­me­a­da­men­te os se­cre­tá­ri­os ge­rais das ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais, em ma­té­ri­as de ges­tão or­ça­men­tal e fi­nan­cei­ra pú­bli­ca mu­ni­ci­pal.

A re­fe­ri­da for­ma­ção com iní­cio agen­da­do pa­ra Fe­ve­rei­ro pró­xi­mo, po­de­rá mar­car a aber­tu­ra do ano for­ma­ti­vo dos dois ins­ti­tu­tos sob su­pe­rin­ten­dên­cia do Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças (In­for­fip) e do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio (Ifal).

As par­tes pas­sam, des­te mo­do a ela­bo­rar um tra­ba­lho anu­al que de­fi­ne as ac­ções de ca­pa­ci­ta­ção num pe­río­do de três anos re­no­vá­veis. En­tre ou­tras res­pon­sa­bi­li­da­des ao Ifal ca­be as­se­gu­rar a ar­ti­cu­la­ção com os Go­ver­nos pro­vin­ci­ais e Ad­mi­nis­tra­ções Mu­ni­ci­pais, o ali­nha­men­to dos con­teú­dos pro­gra­má­ti­cos e te­má­ti­cos das for­ma­ções. Já o In­for­fip com­pro­me­te-se a ela­bo­rar pro­gra­mas de for­ma­ção es­pe­cí­fi­cos em ma­té­ri­as de ges­tão das fi­nan­ças pú­bli­cas pa­ra os di­ri­gen­tes da ad­mi­nis­tra­ção lo­cal e ca­das­trar os for­ma­do­res do Ifal na sua bol­sa de for­ma­do­res.

DR

For­ma­ção é fun­da­men­tal à ges­tão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.