“Vi­da me­lho­ra­da” pre­vê cri­ar ga­do

A ini­ci­a­ti­va pri­va­da es­tá a nas­cer no mu­ni­cí­pio da Ma­ta­la e con­ta com uma ex­ten­são de 100 hec­ta­res na qual se­rá de­sen­vol­vi­da a pro­du­ção agro-pe­cuá­ria além da for­ma­ção téc­ni­co-pro­fis­si­o­nal

Jornal de Economia & Financas - - Infra-Estrutura -

Um­no­vo­pro­jec­to agro-pecuário de ini­ci­a­ti­va pri­va­da, de­no­mi­na­do “Vi­da me­lho­ra­da”, que vi­sa a cri­a­ção de ga­do di­ver­so e a pro­du­ção de bens ali­men­ta­res, es­tá a ser im­ple­men­ta­do es­te ano, nu­ma ex­ten­são de 100 hec­ta­res, no mu­ni­cí­pio da Ma­ta­la, pro­vín­cia da Huíla, com o apoio do Go­ver­no.

Tra­ta-se de um pro­jec­to li­ga­do a agri­cul­tu­ra, sui­ni­cul­tu­ra, aqui­cul­tu­ra, avi­cul­tu­ra e a cons­tru­ção de um cen­tro de for­ma­ção pro­fis­si­o­nal que se­rá de­no­mi­na­do “Es­co­la de al­tos es­tu­dos tec­no­ló­gi­cos da Ma­ta­la”, in­for­mou, na pas­sa­da se­gun­da-fei­ra, à An­gop, o res­pon­sá­vel do pro­jec­to, An­tó­nio Jor­ge Mou­ra.

O pro­gra­ma de tra­ba­lhos vai ar­ran­car, nu­ma pri­mei­ra fa­se, com um pro­jec­to tri­e­nal de cri­a­ção do sis­te­ma de au­to-sus­ten­to, que con­sis­te na cri­a­ção de con­di­ções ali­men­ta­res e na cons­tru­ção de in­fra-es­tru­tu­ras pa­ra aco­mo­dar os tra­ba­lha­do­res.

A em­prei­ta­da con­ta com o apoio do Exe­cu­ti­vo an­go­la­no, no âm­bi­to do pro­gra­ma de au­men­to da pro­du­ção na­ci­o­nal e di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia.

Pe­lo me­nos 860 pos­tos de tra­ba­lho se­rão cri­a­dos no pro- jec­to, 15 dos quais pa­ra área ad­mi­nis­tra­ti­va, 390 pa­ra cons­tru­ção ci­vil, 78 pa­ra avi­cul­tu­ra, 50 pa­ra aqui­cul­tu­ra, 70 pa­ra sui­ni­cul­tu­ra, 250 pa­ra agri­cul­tu­ra, 15 pa­ra res­tau­ra­ção, 20 pa­ra pas­te­la­ria e 20 pa­ra fá­bri­ca de chou­ri­ço.

Os tra­ba­lha­do­res a se­rem in­se­ri­dos no pro­jec­to vão be­ne­fi­ci­ar de uma for­ma­ção téc­ni­co-pro­fis­si­o­nal pa­ra me­lho­rar o seu de­sem­pe­nho.

Mais agri­cul­tu­ra

Ain­da na pro­vín­cia da Huíla, a fa­zen­da “Ca­va­lo” do mu­ni­cí­pio de Chi­com­ba, es­tá des­de 2016, a apos­tar na cri­a­ção de ga­do e na plan­ta­ção de ár­vo­res de fru­tas di­ver­sas, co­mo for­ma de di­ver­si­fi­car a pro­du­ção agro-pe­cuá­ria.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, o pro­pri­e­tá­rio da fa­zen­da, Se­ve­ri­no An­tó­nio, dis­se que de­pois da pro­du­ção de ce­re­ais, o em­pre­en­di­men­to que es­tá ape­nas na fa­se ini­ci­al, já con­ta com mais de cem ca­be­ças de ga­do, 40 ca­pri­nos e cer­ca de 900 la­ran­jei­ras e li­mo­ei­ros.

Se­gun­do o res­pon­sá­vel, em 2016 já foi pos­sí­vel co­lher meia to­ne­la­da de li­mão e la­ran­ja, e es­tá a tra­ba­lhar pa­ra au­men­tar o re­ba­nho, pa­ra em bre­ve cri­ar uma com­po­nen­te in­dus­tri­al de aba­te e em­ba­la­gem dos de­ri­va­dos.

De­fen­deu a ne­ces­si­da­de de se cri­ar in­fra-es­tru­tu­ras de apoio a pro­du­ção, com des­ta­que pa­ra vi­as de co­mu­ni­ca­ção pa­ra o es­co­a­men­to e in­dús­tri­as que per­mi­tam trans­for­mar a pro-

PE­LO ME­NOS 860 POS­TOS DE TRA­BA­LHO SE­RÃO CRI­A­DOS NO PRO­JEC­TO AGRO-PECUÁRIO

du­ção dos agri­cul­to­res.

A fa­zen­da “Ca­va­lo” pre­vê ain­da es­te ano au­men­tar a pro­du­ção de ba­ta­ta de 12 mil pa­ra 15 mil to­ne­la­das.

Pa­ra a ma­te­ri­a­li­za­ção des­te ob­jec­ti­vo es­tão a ser pre­pa­ra­dos 120 hec­ta­res de ter­ra, ex­clu­si­va­men­te pa­ra o cul­ti­vo da ba­ta­ta re­na.

O mu­ni­cí­pio de Chi­com­ba dis­ta a 220 qui­ló­me­tros a Nor­te da ci­da­de do Lubango e tem uma po­pu­la­ção es­ti­ma­da em 131 mil e 807 ha­bi­tan­tes.

CONTREIRAS PI­PA

O ga­do bo­vi­no tem es­ta­do a au­men­tar a ní­vel da pro­vín­cia da Huíla e a con­tri­buir pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.