Ca­lu­quem­be tem mais água

Fun­do So­be­ra­no e de De­sen­vol­vi­men­to de An­go­la es­tá a fi­nan­ci­ar a aber­tu­ra de pon­tos de água.

Jornal de Economia & Financas - - Primeira Página - Arão Mar­tins em Ca­lu­quem­be

OFun­do So­be­ra­no pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to de An­go­la es­tá a fi­nan­ci­ar a cons­tru­ção de 33 pon­tos de água em to­da a ex­ten­são do mu­ni­cí­pio de Ca­lu­quem­be, pro­vín­cia da Huíla, o que vai tor­nar mais abran­gen­te, o con­su­mo do pre­ci­o­so “lí­qui­do” à po­pu­la­ção lo­cal, in­for­mou ao JE, o ad­mi­nis­tra­dor lo­cal, Jo­sé Arão Na­ta­ni­el Chis­son­de.

Se­gun­do dis­se, o pro­jec­to abran­ge as al­dei­as e po­vo­a­ções das co­mu­nas da Ne­go­la, Ca­le­pi e a se­de San­du­la, es­tá a ser con­cre­ti­za­do em par­ce­ria com a ad­mi­nis­tra­ção lo­cal e a Or­ga­ni­za­ção Não Go­ver­na­men­tal “Pe­o­ple in Ne­ed”.

Jo­sé Arão Na­ta­ni­el in­for­mou igual­men­te que no pe­río­do 2012/2016, no qua­dro da im­ple­men­ta­ção dos pro­gra­mas vi­ra­dos pa­ra o bem-es­tar da po­pu­la­ção, foi cons­truí­do no mu­ni­cí­pio, uma Es­ta­ção de Tra­ta­men­to de Água (ETA) na se­de mu­ni­ci­pal.

Sa­li­en­tou que foi ain­da apro­va­do o con­tra­to das obras pa­ra a cons­tru­ção do no­vo sis­te­ma de abas­te­ci­men­to de água à se­de mu­ni­ci­pal de Ca­lu­quem­be, a par­tir do rio Qué, no sec­tor da Vi­la-bran­ca.

A ac­ção, acres­cen­tou, vai con­tri­buir po­si­ti­va­men­te na di­mi­nui­ção das doên­ças ori­gi­na­das pe­lo con­su­mo do lí­qui­do não tra­ta­do.

Jo­sé Arão Na­ta­ni­el anun­ci­ou que du­ran­te o pe­río­do em re­fe­rên­cia, fo­ram cri­a­dos pon­tos de água nas lo­ca­li­da­des de Mu­mue, Cus­ses­se, Gan­do, Vi­la-bran­ca, Cahã­la, Chaun­je, Ca­com­ba, Mer­ca­do mu­ni­ci­pal da Ale­ma­nha, Lom­ba, Va­tu­co, Em­ba­la Unhan­gui, Cam­pu­e­na, bem co­mo o Bair­ro 25 de Abril.

Ofer­ta ha­bi­ta­ci­o­nal

A cri­a­ção da cen­tra­li­da­de da Ca­chi­ca­ca­la (Ca­lu­quem­be) per­mi­tiu au­men­tar a ofer­ta ha­bi­ta­ci­o­nal.

O ad­mi­nis­tra­dor in­for­mou que na cen­tra­li­da­de já fo­ram er­gui­dos edi­fí­ci­os de um a dois an­da­res, bem co­mo ca­sas so­ci­ais, na sua mai­o­ria co­lo­ca­das já à dis­po­si­ção dos seus pro­pri­e­tá­ri­os, por in­ter­mé­dio de re­qui­si­tos pré-es­ta­be­le­ci­dos.

Fo­ram cons­truí­das 26 re­si­dên­ci­as no Bair­ro Ca­chi­ca­ca­la no âm­bi­to dos 200 fo­gos ha­bi­ta­ci­o­nais por mu­ni­cí­pio.

Re­fe­riu ain­da que a ní­vel do mu­ni­cí­pio fo­ram re­a­bi­li­ta­das e ape­tre­cha­das du­as ca­sas co­mer­ci­ais, no sec­tor da Vi­la-bran­ca e na se­de da co­mu­na da Ne­go­la, bem co­mo a aqui­si­ção de cin­co ge­ra­do­res pa­ra o for­ne­ci­men­to de ener­gia eléc­tri­ca, nas se­des co­mu­nais.

Pro­jec­tos es­tru­tu­ran­tes

No do­mí­nio das in­fra-es­tru­tu­ras, sa­li­en­tou que as prin­ci­pais ru­as da se­de mu­ni­ci­pal de Ca­lu­quem­be fo­ram as­fal­ta­das.

O ar­ran­que das obras de cons­tru­ção do no­vo edi­fí­cio da ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal, a cons­tru­ção do edi­fí­cio da ad­mi­nis­tra­ção co­mu­nal de Ca­le­pi, as­sim co­mo seis ca­sas evo­lu­ti­vas no sec­tor do Va­tu­co, cons­ti­tu­em al­gúns dos pro­jec­tos já re­a­li­za­dos.

“No qua­dro do cum­pri­men­to das ori­en­ta­ções su­pe­ri­o­res, atra­vés dos vá­ri­os pro­gra­mas im­ple­men­ta­dos no mu­ni­cí­pio, foi pos­sí­vel concretizar inú­me­ras ac­ções e ta­re­fas, com o em­pe­nho e dedicação de to­dos mu­ní­ci­pes de Ca­lu­quem­be”, sa­li­en­tou.

A mon­ta­gem do sis­te­ma de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca no bair­ro da Eton­ga, cons­tru­ção da Lo­ja dos Re­gis­tos, pos­to de emis­são do Bi­lhe­te de Iden­ti­da­de, con­ser­va­tó­ria do re­gis­to ci­vil e ser­vi­ço de no­ta­ri­a­do, es­te úl­ti­mo, di­na­mi­zou a atri­bui­ção da iden­ti­da­de dos ci­da­dãos lo­cais.

O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal de Ca­lu­quem­be dis­se ain­da que a mon­ta­gem do sis­te­ma de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca na se­de mu­ni­ci­pal e na Ave­ni­da do Bair­ro 4 de Fe­ve­rei­ro, cons­tru­ção da es­co­la de for­ma­ção de pro­fes­so­res (per­mi­tiu que anu­al­men­te, mais de cin­co mil jo­vens se des­lo­quem ao mu­ni­cí­pio pa­ra fre­quen­tar au­las).

O res­pon­sá­vel des­ta­cou ain­da a cri­a­ção por de­cre­to exe­cu­ti­vo con­jun­to dos Mi­nis­té­ri­os da Edu­ca­ção e da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, a cri­a­ção do Ma­gis­té­rio Pri­má­rio da Mis­são Ca­tó­li­ca de San­ti­a­go.

Ain­da ob­ser­van­do o ex­pos­to no De­cre­to Exe­cu­ti­vo con­jun­to dos Mi­nis­té­ri­os da Edu­ca­ção e da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, foi pos­sí­vel cri­ar no mu­ni­cí­pio, o Ins­ti­tu­to Po­li­téc­ni­co de Ca­lu­quem­be “Dr. Al­fre­do Ber­ner”.

FOI POS­SÍ­VEL CONCRETIZAR INÚ­ME­RAS AC­ÇÕES E TA­RE­FAS, COM O EM­PE­NHO E DEDICAÇÃO DE TO­DOS MU­NÍ­CI­PES

ARÃO MAR­TINS | HIULA | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Jo­vens tra­ba­lham na cons­tru­ção dos pro­jec­tos que vi­sam me­lho­rar o for­ne­ci­men­to do pre­ci­o­so

ARÃO MAR­TINS | HIULA | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Po­pu­la­res es­tão sa­tis­fei­tos com os inú­me­ros pro­gres­sos re­gis­ta­dos no mu­ni­cí­pio

ARÃO MAR­TINS|HIULA EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Ad­mi­nis­tra­dor de Ca­lu­quem­be

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.