Fa­ce­bo­ok co­bra pe­las no­tí­ci­as

Ser­vi­ço de subs­cri­ção da re­de so­ci­al co­me­ça a ser tes­ta­do em Ou­tu­bro des­te ano e a gra­tui­ti­da­de fi­ca li­mi­ta­da a ape­nas dez ar­ti­gos pa­ra ca­da uti­li­za­dor por dia

Jornal de Economia & Financas - - Lazer -

Um sis­te­ma de subs­cri­ção de no­tí­ci­as es­tá a ser es­tu­da­do pe­la re­de so­ci­al Fa­ce­bo­ok e deve co­me­çar a ser tes­ta­do em Ou­tu­bro. A in­for­ma­ção foi par­ti­lha­da por Camp­bell Brown, a di­rec­to­ra de parcerias da pla­ta­for­ma, du­ran­te uma con­fe­rên­cia que dis­cu­tiu a ino­va­ção di­gi­tal, re­a­li­za­da em No­va Ior­que.

De acor­do com o si­te The Stre­et, Camp­bell avan­çou que o FB es­tá fi­nal­men­te a ou­vir o gri­to dos ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, que se de­ba­tem com uma cri­se fi­nan­cei­ra ge­ne­ra­li­za­da. Daí que es­te­ja já a tra­ba­lhar no sen­ti­do de lan­çar um ser­vi­ço de subs­cri­ção pa­ga, com ba­se no Ins­tant Ar­ti­cles, que agre­ga ar­ti­gos de vá­ri­os ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção con­so­an­te as pre­fe­rên­cia de ca­da um e é ge­ri­da em par­ce­ria com si­tes e jor­nais.

A ideia é cons­truir uma paywall, se­guin­do uma me­to­do­lo­gia já usa­da por mui­tos dos jor­nais de re­fe­rên­cia, e li­mi­tar o aces­so gra­tui­to a ape­nas 10 ar­ti­gos. Não foi, con­tu­do, di­vul­ga­do quais os paí­ses que avan­ça­rão com es­te sis­te­ma e o pre­ço a pa­gar.

Es­ta se­rá a res­pos­ta da pla­ta- cri­a­da por Mark Zuc­ker­berg às so­li­ci­ta­ções da News Me­dia Al­li­an­ce, que re­cla­ma ca­da vez mais uma com­pen­sa­ção por par­te das gran­des pla­ta­for­mas di­gi­tais, co­mo o Fa­ce­bo­ok e o Go­o­gle, já que se ali­men­tam do tra­ba­lho de mi­lha­res de jor­na­lis­tas e ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al. News Me­dia Al­li­an­ce, or­ga­ni­za­ção que reú­ne os mais im­por­tan­tes tí­tu­los ame­ri­ca­nos, tem vin­do a re­fe­rir que, com a pas­sa­gem pa­ra o di­gi­tal, nun­ca hou­ve tan­ta gen­te a ler no­ti­ci­as.

Por is­so, é im­por­tan­te co­me­çar a pen­sar ou­tra vez na mo­ne­ta­ri­za­ção da in­for­ma­ção e nu­ma for­ma co­le­ti­va de ne­go­ci­ar a sua uti­li­za­ção pe­las pla­ta­for­mas agre­ga­do­ras, en­tre as quais se des­ta­ca o Fa­ce­bo­ok, o Go­o­gle ou o Ins­ta­gram. Mui­to mais qu­an­do es­tas se tor­na­ram os gran­des con­cor­ren­tes dos ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al na an­ga­ri­a­ção da pu­bli­ci­da­de, fa­tor em gran­de par­te res­pon­sá­vel pe­la cri­se fi­nan­cei­ra vi­vi­da na ge­ne­ra­li­da­de da im­pren­sa.

LEON NEAL / AFP

A ideia é cons­truir uma paywall se­guin­do uma me­to­do­lo­gia já usa­da por jor­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.