Fa­je e Cle­se cer­ti­fi­cam mais em­pre­en­de­do­res

Mais de cem jo­vens fo­ram ca­pa­ci­ta­dos na ci­da­de de Ma­lan­je pa­ra exer­cer com pro­fis­si­o­na­lis­mo as ac­ti­vi­da­des co­mer­ci­ais

Jornal de Economia & Financas - - Empresas -

Cen­to e 50 jo­vens re­ce­be­ram re­cen­te­men­te em Ma­lan­je, os certificados dos cur­sos de empreendedorismo, con­ta­bi­li­da­de ge­ral e in­for­má­ti­ca, mi­nis­tra­dos pe­lo Fó­rum Angolano de Jo­vens Em­pre­en­de­do­res (Fa­je), em par­ce­ria com o Cen­tro Lo­cal de Empreendedorismo e Ser­vi­ços de Em­pre­go (CLE­SE).

A for­ma­ção vi­sa au­xi­li­ar o go­ver­no de Ma­lan­je nas ac­ti­vi­da­des vol­ta­das ao au­to-em­pre­go e ge­ra­ção de ren­da no seio da ju­ven­tu­de, so­bre­tu­do a em­pre­en­de­do­ra, e te­ve a du­ra­ção de três me­ses.

Fa­lan­do na ce­ri­mó­nia de en­tre­ga dos certificados, o go­ver­na­dor pro­vin­ci­al de Ma­lan­je, Nor­ber­to dos San­tos “Kwa­ta Ka­nawa”, mos­trou-se bas­tan­te sa­tis­fei­to pe­la ini­ci­a­ti­va do Fa­je e do Cle­se em mu­nir os jo­vens de fer­ra­men­tas e co­nhe­ci­men­tos.

Dis­se que os no­vos em­pre­en­de­do­res es­tão igual­men­te ha­bi­li­ta­dos a cri­ar os seus pró­pri­os ne­gó­ci­os e a ga­ran­ti­rem o au­to-em­pre­go.

As­se­gu­rou ser necessário que os jo­vens certificados co­me­çam já a dar os seus pri­mei­ros pas­sos, pro­cu­ran­do e cri­an­do em­pre­gos, em ali­nha­men­to a es­tra­té­gia do go­ver­no que vi­sa di­ver­si­fi­car a eco­no­mia.

O co­or­de­na­dor pro­vin­ci­al do Fa­je, João Gas­par, dis­se que ou­tros 150 jo­vens já ma­tri­cu­la­dos vão, a par­tir des­te mês, be­ne­fi­ci­ar dos mes­mos cur­sos. Pre­ci­sou que os jo­vens que fre­quen­tam os re­fe­ri­dos cur­sos go­zam de pro­tec­ção especial, pa­ra a efec­ti­va­ção dos seus di­rei­tos eco­nó­mi­cos e so­ci­ais, so­bre­tu­do no ensino, for­ma­ção pro­fis­si­o­nal, cul­tu­ra, se­gu­ran­ça so­ci­al e o aces­so ao pri­mei­ro em­pre­go.

De acor­do com o res­pon­sá­vel, a po­lí­ti­ca da ju­ven­tu­de tem co­mo ob­jec­ti­vo pri­o­ri­tá­rio o de­sen­vol­vi­men­to da per­so­na­li­da­de dos jo­vens e in­te­gra­ção na vi­da so­ci­al do país.

João Gas­par agra­de­ceu o Go­ver­no, pe­lo apoio pres­ta­do du­ran­te a for­ma­ção dos jo­vens. O Cle­se é uma ins­ti­tui­ção do MAPTSS, en­quan­to o Fa­je é uma or­ga­ni­za­ção ju­ve­nil de di­rei­to angolano, que pro­mo­ver ac­ti­vi­da­des de empreendedorismo.

OS JO­VENS CERTIFICADOS COMEÇARAM JÁ A CRI­AR O SEU PRÓ­PRIO NE­GÓ­CIO E GE­RAR EM­PRE­GO

PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Go­ver­na­dor da pro­vín­cia de Ma­lan­ge, Nor­ber­to dos San­tos Kwa­ta Ka­nawa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.