Ex­pec­ta­ti­vas as­si­na­lam reu­nião

Paí­ses mem­bros da Opep vão à me­sa de ne­go­ci­a­ções já no pró­xi­mo dia 20 pa­ra ava­li­ar ce­ná­rio pe­tro­lí­fe­ro

Jornal de Economia & Financas - - Mercados -

A or­ga­ni­za­ção de Paí­ses Ex­por­ta­do­res de Pe­tró­leo (OPEP) reú­ne-se no pró­xi­mo dia 20 em Vi­e­na, Áus­tria, de acor­do com o ca­len­dá­rio da or­ga­ni­za­ção.

Es­te en­con­tro do Car­tel acon­te­ce num mo­men­to em que al­guns mem­bros têm to­do o in­te­res­se em que os pre­ços su­bam o ne­ces­sá­rio pa­ra que as re­cei­tas na­ci­o­nais pos­sam re­flec­tir os efei­tos po­si­ti­vos das pre­ten­sões de­fi­ni­das pe­lo gru­po.

Pa­ra tal, as di­plo­ma­ci­as mo­vem-se em tor­no dos alía­dos mes­mo den­tro do gru­po, sen­do um si­nal mui­to for­te a vi­si­ta efec­tu­a­da es­ta se­ma­na pe­lo pre­si­den­te Ni­co­lás Ma­du­ro, da Ve­ne­zu­e­la, que foi à Ar­gé­lia mo­bi­li­zar apoio às su­as even­tu­ais pre­ten­sões.

Cor­ri­da di­plo­má­ti­ca

A Ve­ne­zu­e­la, tal co­mo é sa­bi­do, vi­ve um cli­ma de re­vol­ta in­ter­na que le­vou a Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das, im­pul­si­o­na­da pe­los Es­ta­dos Uni­dos, a en­du­re- ce­rem as san­ções an­te­ri­or­men­te já im­pos­tas ao país.

Em de­cla­ra­ções à te­le­vi­são es­ta­tal ve­ne­zu­e­la­na, Ni­co­lás Ma­du­ro ex­pli­cou que no en­con­tro com o pre­si­den­te do Se­na­do ar­ge­li­no, Ab­del­ka­der Ben­sa­lah, ana­li­sa­ram o acor­do as­si­na­do em fi­nais de 2016 por mem­bros e não mem­bros da Opep, pa­ra re­du­zir, até Mar­ço de 2018, a pro­du­ção de pe­tró­leo e ten­tar, as­sim, ele­var o pre­ço in­ter­na­ci­o­nal do bar­ril de cru­de.

“A 20 de Se­tem­bro se­rá a (pró­xi­ma) reu­nião da Opep em Vi­e­na, Áus­tria e há bo­as no­tí­ci­as”, dis­se.

O Pre­si­den­te ve­ne­zu­e­la­no anun­ci­ou tam­bém que um gru­po de em­pre­sá­ri­os ar­ge­li­nos vai vi­si­tar pro­xi­ma­men­te o seu país, “co­mo par­te da agen­da eco­nó­mi­ca Bo­li­va­ri­a­na” e os pro­jec­tos de ex­pan­são e in­cor­po­ra­ção de in­ves­ti­men­tos, pa­ra di­ver­si­fi­car a eco­no­mia, de que faz par­te o es­ta­be­le­ci­men­to de co­mu­ni­ca­ções aé­re­as en­tre am­bos paí­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.