An­go­sat ca­pa­ci­ta equi­pa

Mais de qua­ren­ta en­ge­nhei­ros es­pa­ci­ais re­ce­be­ram for­ma­ção pa­ra ope­rar o sa­té­li­te

Jornal de Economia & Financas - - Empresas -

Qua­ren­ta e se­te en­ge­nhei­ros es­pa­ci­ais for­ma­dos na Ar­gen­ti­na, Chi­na, Co­reia, no Bra­sil, Ja­pão e Rús­sia ga­ran­tem o fun­ci­o­na­men­to do An­go­sat1, sa­té­li­te an­go­la­no que en­tra em ór­bi­ta em bre­ve.

A equi­pa de en­ge­nhei­ros é com­pos­ta por 13 em ca­nal de ser­vi­ço, no­ve em aná­li­se de sis­te­ma, se­te em pla­ne­a­men­to, seis em ad­mi­nis­tra­ção de re­des, igual nú­me­ro de di­rec­to­res de voo, qua­tro em ba­lís­ti­ca e dois em ges­tão de pro­jec­tos

Os es­pe­ci­a­lis­tas, for­ma­dos em se­te fa­ses, con­cluí­ram as três mil ho­ras de au­la em en­ge­nha­ria e tec­no­lo­gia es­pa­ci­al, cons­tru­ção de na­no e pi­co sa­té­li­tes, re­vi­são e acei­ta­ção téc­ni­ca de pro­jec­tos es­pa­ci­ais, for­ma­ção so­bre HUB Vsats, ope­ra­ções e mis­sões es­pa­ci­ais, cer­ti­fi­ca­ção em ar­qui­tec­tu­ra do An­go­sat1 e cer­ti­fi­ca­ção de es­pe­ci­a­li­za­ção em ope­ra­ção e con­tro­lo do An­go­sat 1.

Pe­ri­tos an­go­la­nos en­con­tram-se na Rús­sia pa­ra acer­tar com a par­te rus­sa os ter­mos e da­ta fi­nal pa­ra o lan­ça­men­to do sa­té­li­te que se es­pe­ra an­tes do fi­nal des­te ano. A en­tra­da em ór­bi­ta do sa­té­li­te an­go­la­no es­ta­va pre­vis­ta pa­ra Agos­to úl­ti­mo.

O sa­té­li­te an­go­la­no An­go­sat, cons­truí­do na Rús­sia, com mil 55 qui­lo­gra­mas e 262.4 qui­lo­gra­mas de car­ga útil, fi­ca­rá na po­si­ção or­bi­tal 14.5 E e te­rá uma po­tên­cia de três mil 753 W, na ban­da CKu, com 16C+6Ku re­pe­ti­do­res. Te­rá 15 anos de “vi­da útil”. O cen­tro de con­tro­lo e missão de sa­té­li­tes do An­go­sat1, na co­mu­na da Fun­da, Nor­te da pro­vín­cia de Lu­an­da, co­mo sa­té­li­te ge­o­es­ta­ci­o­ná­rio ar­ti­fi­ci­al, o An­go­sat es­tá lo­ca­li­za­do 36 mil qui­ló­me­tros a ní­vel do mar.

KINDALA MA­NU­EL | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

O aparelho vai en­trar em ór­bi­ta ain­da es­te ano se­gun­do da­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.