Em­pre­sas só re­ce­bem di­nhei­ro no fim da obra

Mi­nis­tro da Cons­tru­ção e Obras Pú­bli­cas ga­ran­te que a me­di­da vi­sa eli­mi­nar as más prá­ti­cas no mercado e ri­gor no tra­ba­lho

Jornal de Economia & Financas - - Capa - An­tó­nio Eugénio

Afu­ga­do­sem­prei­tei­ros com va­lo­res alo­ca­dos pe­lo Es­ta­do sem con­cluir as obras vai ter­mi­nar. A ga­ran­tia é do mi­nis­tro da Cons­tru­ção e Obras Pú­bli­cas, Ma­nu­el Ta­va­res de Al­mei­da, du­ran­te uma vi­si­ta re­a­li­za­da na pas­sa­da segunda-fei­ra, às obras em cur­so a ní­vel de vá­ri­os ei­xos da pro­vín­cia de Lu­an­da.

O cons­tru­tor pa­ra re­ce­ber qual­quer va­lor da obra te­rá que, apre­sen­tar um bo­le­tim de ser­vi­ço que tra­duz o tra­ba­lho exe­cu­ta­do, on­de se fa­ça cons­tar o aval de to­das às re­par­ti­ções en­vol­vi­das no sis­te­ma de pa­ga­men­to, avan­çou a fon­te..

O Go­ver­no an­go­la­no, pre­ten­de eli­mi­nar mé­to­dos que im­pos­si­bi­tem o pa­ga­men­to de obras, ri­go­ro­sa­men­te ine­xis­ten­tes e em al­guns ca­sos ina­ca­ba­dos.

“Da­qui pa­ra fren­te va­mos pa­gar em fun­ção dos bo­le­tins de ser­vi­ço, que tra­du­zem os ser­vi­ços exe­cu­ta­dos, não va­mos pa­gar na­da adi­an­ta­do”, anun­ci­ou.

O mi­nis­tro in­di­cou que es­te se­rá o ca­mi­nho a se­guir, pa­ra ter o con­tro­lo dos in­frac­to­res no ra­mo da cons­tru­ção.

Vi­si­ta de cam­po

O mi­nis­tro vi­si­tou a no­va Mar- gi­nal a Su­do­es­te de Lu­an­da, cu­ja as obras es­tão a ser exe­cu­ta­da pe­lo gru­po Chi­na Railway 20 Bu­re­au Group Co (CR20).

As obras da mar­gi­nal de Lu­an­da, en­tre a Praia do Bis­po e a Co­rim­ba te­rão um cus­to es­ti­ma­do de 142,3 mi­lhões de dó­la­res, cu­jas obras já es­tão na segunda fa­se.

A ini­ci­a­ti­va in­clui a cons­tru­ção de du­as fai­xas de ro­da­gem em ca­da sen­ti­do e uma área pa­ra a cri­a­ção de cor­re­do­res ex­clu­si­vos, pa­ra os trans­por­tes pú­bli­cos, in­se­ri­da no Pla­no Di­rec­tor Me­tro­po­li­ta­no de Lu­an­da.

Nó de li­ga­ção da Sam­ba

A vi­si­ta de cam­po pas­sou tam­bém pe­lo fu­tu­ro nó de li­ga­ção da Sam­ba com a Ave­ni­da Pe­dro de Cas­tro Van-Dú­nem Loy, que de­ve ini­ci­ar bre­ve­men­te, nu­ma la­tu­ra em que a fa­se de es­tu­dos já es­tá con­cluí­da.

A obra con­sis­ti­rá na cons­tru­ção de um vi­a­du­to que per­mi­ti­rá a pas­sa­gem di­rec­ta de veí­cu­los que cir­cu­lam en­tre o Ben­fi­ca/Golf II.

O pro­jec­to in­clui­rá uma ro­tun­da pa­ra fa­ci­li­tar a mo­bi­li­da­de ro­do­viá­ria na es­tra­da da Sam­ba e a Ave­ni­da 21 de Ja­nei­ro.

Vi­a­du­to do Ca­ma­ma

Du­ran­te a vi­si­ta de cam­po, o mi­nis­tro da Cons­tru­ção e Obras Pú­bli­cas, Ma­nu­el Ta­va­res de Al­mei­da, anun­ci­ou pa­ra es­te mês, a inau­gu­ra­ção do vi­a­du­to do ce­mi­té­rio do Ca­ma­ma, que irá li­gar Ta­la­to­na/Vi­a­na/ Golfe II/Via Ex­pres­sa, sem a in­ter­ces­são de vi­as.

As obras que co­me­ça­ram no iní­cio des­te ano, abran­gem tam­bém o alar­ga­men­to e me­lho­ra­men­to do ta­pe­te as­fál­ti­co, ilu­mi­na­ção pú­bli­ca (nos prin­ci­pais ei­xos), si­na­li­za­ção ver­ti­cal e ho­ri­zon­tal além de va­las pa­ra a dre­na­gem das águas.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

O vi­a­du­to que li­ga ce­mi­té­rio do Ca­ma­ma/Ta­la­to­na/Vi­a­na/Golfe II/Via Ex­pres­sa vai ser inau­gu­ra­do no de­cor­rer des­te mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.